A história se repete. O Windows pede que você atualize o JAVA para a última versão. Por segurança, claro, você faz a atualização. Mas sempre existe um certo transtorno. Você precisa atualizar a maioria das aplicações de segurança para acesso ao internet banking, por exemplo.

Entretanto, atualizar o JAVA para a versão 8 (mais recente até o momento), surpresa: o emissor de Nota Fiscal Eletrônica da receita, para sua segurança, está bloqueado!

Como assim? Para minha segurança? Só quero emitir minhas notas fiscais!!!

Entendendo o problema

Pois é, mas parece que a Receita não quer facilitar as coisas e não testou a aplicação antes em todas as versões do JAVA. Nem mesmo lançou um update corrigindo o problema. Então, vou ensiná-lo agora a lidar com esse problema e conseguir abrir o emissor gratuito. Não que usar o sistema da receita seja a melhor coisa do mundo...é sofrível! Mas, já que você precisa utilizá-lo, vamos lá.


As mensagens apresentadas dependem de fatores de riscos diferentes, tais como usar versões antigas do Java ou executar o código Applet que não foi assinado por uma Autoridade de Certificação confiável. Ao que parece, pela mensagem, o emissor da receita é assinado, mas sua assinatura não é reconhecida pelas autoridades certificadoras (quem diria heim Receita Federal?).

A solução

Para resolver esse problema vamos adicionar o emissor da receita a lista de exceções de aplicativos confiáveis. A lista de sites de exceção é gerenciada na guia Segurança do Painel de Controle do Java. No Windows 8 basta encontrar a opção "Configurar JAVA", conforme a imagem.

Para adicionar, editar ou remover um URL da lista, na aba Segurança, clique em Editar Lista de Sites.

Vamos agora adicionar a URL do emissor gratuito da Receita:

  1. Clique em Adicionar na janela Lista de Sites de Exceção.
  2. Clique no campo vazio embaixo do campo Localização para inserir o URL.
    O URL deve ser a seguinte: http://emissores.sebrae.com.br
  3. Clique em OK para salvar o URL que você inseriu. Se você clicar em Cancelar, os URLs não serão salvos.
  4. Clique em Continuar na caixa de diálogo Advertência de Segurança.

Pronto! Agora quando você abrir o emissor gratuito irá se deparar com a mensagem abaixo.

Marque a opção "Eu aceito o risco e desejo executar essa aplicação" e clique em executar. Agora basta abrir o emissor da Receita e emitir suas notas fiscais normalmente! :)

Você sabe o que mudou com a nova versão da nota fiscal 4.0? Temos um artigo em nosso blog com melhor explicação: O que muda com a nf-e 4.0?

Encontrou sua resposta?