A exportação é uma operação que não está muito presente no dia a dia dos usuários, principalmente os importadores. Mas de vez em quando essa situação surge, e podemos ter dúvida em alguns pontos. A seguir, você irá aprender a utilizar essa função simples, disponível na Mainô.

A primeira coisa a ser feita é ir no menu do Usuário>Configurações, acesse a aba lateral Pedidos de venda e habilite exportações no bloco "Opções para Pedidos de Exportação".

Outro questão importante é verificar se o seu produto tem a unidade tributária de exportação cadastrada. Para isso, verifique no seu estoque se o produto está marcado com a tag em azul de Exp. Se ele não estiver, você precisa informar a unidade no cadastro do produto, para saber como fazer esse cadastro acesse:

Feito isso, acesse o menu Operações>Pedidos de venda, em seguida clique em seta ao lado do botão azul Cadastrar>Pedido de Exportação, preencha todos os dados e clique em salvar.

Para emitir NF-e de exportação também é extremamente necessário que o cliente seja cadastrado como cliente do Exterior, caso o cliente já esteja cadastrado no CRM só pesquise pelo nome / razão social no campo Cliente, caso o nome digitado ainda não esteja cadastrado, o sistema te dará a opção de cadastrar um novo cliente. Como é um cliente do exterior no campo CNPJ pode colocar vários zeros e incluir um número apenas no final, no campo Tipo de pessoa escolha a opção estrangeiro, no campo Indicador de IE coloque não contribuinte, no campo País coloque o país do cliente, em UF coloque EX, e em município coloque Exterior.

Você será redirecionado para a página de Pedido de vendas. Localize o Pedido de vendas criado e clique em Gerar NF-e. Agora acesse o menu Operações, submenu Nota Fiscal, localize a nota de retorno criada, no menu de contexto da nota, selecione a opção "Prévia Danfe", confira os dados e transmita-a.

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