O processo é um formulário onde constarão as informações detalhadas da sua operação, desde o tipo de processo (importação ou exportação) até os valores pagos e recebidos que não constam na nota de importação (ou exportação).

Para cadastrar um processo você precisará ir na aba Operações, submenu Processos.

Clique no botão Azul escrito "Cadastrar". Você será redirecionado para o formulário. Apenas os campos com um asterisco (*) são obrigatórios.

Para uma melhor compreensão, no link abaixo listamos uma explicação do que consiste cada campo:

O que significa cada campo de um processo?

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Após preenchidos esses campos, deverá clicar no botão Salvar para que aparaça a opção de cadastrar as contas a pagar (gastos que existiram durante a importação e não tem espaço na nota de entrada, como por exemplo, custos com armazenamento, pagamento do despachante, etc) e contas a receber.

Para cadastrar uma conta a pagar, deverá clicar no botão "Cadastrar nova conta a pagar" preencher o formulário, colocando o plano de contas, a conta corrente que esse valor será debitado, o fornecedor, valor da conta a pagar e a data de vencimento. Se quiser que esse pagamento componha o valor dos produtos, deixe a opção "Compõe o custo das mercadorias" marcado, se não, desmarque essa opção. Caso deseje marcar outra conta a pagar, marque também a opção "Cadastrar outra conta a pagar". Após isso, clique em salvar.

Para contas a receber, deverá fazer o mesmo procedimento.

Uma vez terminado, clique em salvar. Você será direcionado para a tela da listagem de processos.

Clique na seta ao lado do botão visualizar e escolha a opção Vincular DI, selecione qual DI deseja vincular esse processo e clique em salvar.

Após isso o processo será vinculado à sua DI e você pode continuar com os próximos passos da sua operação.

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