Quem já perdeu tempo digitando uma NF manualmente sabe que um erro, por exemplo, numa alíquota de IPI, compromete todo o cálculo final.

Um dos diferenciais da emissão da nota fiscal, no Sistema Mainô, é que ela é gerada através do pedido de venda. Com a emissão a partir do pedido de venda, o sistema calcula automaticamente os impostos, evitando a digitação manual e, por consequência, os erros de cálculos.

♦ Como funciona? Assim que você gerar um pedido de venda, seus produtos serão reservados no estoque (mas calma que a saída só vai ocorrer quando a nota fiscal for autorizada). Utilizando este fluxo, o sistema já vai calcular as comissões dos representantes e cadastrar uma conta a receber (de acordo com as informações de cobrança cadastradas no pedido) assim que a NF-e deste pedido for transmitida e autorizada na SEFAZ. Para criar um pedido de venda, acesse o menu Operações > Pedidos de venda, depois clique em CADASTRAR.

Explicando o PREENCHIMENTO DOS CAMPOS:

Número > Informe o número do pedido de venda, não o número da Nota Fiscal (este, o sistema preenche automaticamente com um sequencial, que você pode alterar depois).

Cliente > Informe o cliente que solicitou o pedido. O sistema busca automaticamente na base de dados quando você começar a digitar o nome do cliente; também é possível cadastrar um novo cliente diretamente pelo pedido de venda, com a opção criar novo.

Endereço de entrega > Funciona da mesma forma que o campo de Cliente. O sistema busca o endereço cadastrado no CRM > Empresas e Pessoas, incluindo o que você acabou de cadastrar, caso tenha cadastrado um novo cliente.

Tabela de vendas > uma tabela de vendas facilita muito a tarefa de definir um preço de venda para seu produtos. Com ela, você pode definir um fator de acréscimo ou de desconto para ser aplicado sobre um determinado produto no pedido, para que o sistema faça o cálculo automaticamente na nota. Quer conhecer mais sobre tabelas de venda e criar a sua agora? Então clique aqui.

Data de entrega > Esse campo é de preenchimento opcional.

Tags > O sistema também apresenta a possibilidade de cadastrar tags no pedido, para facilitar uma futura busca, caso você não tenha em mãos as informações necessárias para realizar a busca de uma venda. Você também pode utilizar as tags para marcar pedidos importantes, por exemplo, ou vincular qualquer outra informação. Para criar uma tag, basta escrever o texto desejado. Para excluir, é só clicar no x.

Informações complementares e Informações ao fisco > Esses campos aparecem na Nota Fiscal. As Informações Complementares são uma continuação da descrição do produto, visto que o campo descrição tem um limite de 120 caracteres no layout de NF-e definido pela receita. Você pode deixar essas informações pré-cadastradas no menu Fiscal > Informações Complementares, ou preencher manualmente.

Observação interna > Esse campo não é apresentado na Nota Fiscal, apenas na impressão do pedido de venda. Você deve utilizá-lo caso precise mencionar algum detalhe a ser impresso no pedido de venda.

Representantes de Venda (Opcional):

O sistema permite que se cadastre representantes de venda vinculados aos seus pedidos, facilitando o cálculo das comissões. Para que isso aconteça de forma automática, primeiro é necessário habilitar a funcionalidade de representantes de venda e cadastrar os representantes.

Caso você precise utilizar essa funcionalidade no pedido de venda, clique AQUI.

Informações de Transporte(Opcional):

Ainda no pedido de venda, é possível cadastrar informações de transporte acessando a aba Transporte / outros. Nessa tela você poderá cadastrar informações como transportadora, placa do veículo, valor do frete, outras despesas, peso bruto, peso líquido, além de marca, quantidade, espécie e numeração dos volumes transportados.

Depois do preenchimento, basta clicar no botão de PROSSEGUIR para cadastrar o pedido de venda e prosseguir com o cadastro dos produtos.

Cadastrando os produtos:

Após selecionar o botão para prosseguir, o sistema continuará na mesma tela. Entretanto, você verá dois novos botões:

♦ Adicionar um produto e Adicionar produtos em massa.

Selecione o botão Adicionar um produto caso deseje incluir um novo produto no pedido de venda. Você poderá encontrar o produto através do código ou da descrição. É imprescindível que o produto esteja cadastrado no estoque. Caso não encontre o produto, verifique em Estoque > Produtos em Estoque se o produto existe ou se possui quantidade disponível para venda.

Caso deseje incluir vários produtos de uma mesma NF-e de entrada ao pedido, clique em Adicionar produtos em massa. Você pode adicionar a quantidade total ou parcial de uma NF-e de Terceiro (fornecedores) ou de uma Declaração de Importação.

Após cadastrar todos os produtos, clique no botão Salvar para finalizar o pedido de venda. O sistema irá retornar para a listagem dos seus pedidos de venda.

Informação de cobrança (Opcional):

Para saber como adicionar uma cobrança no seu pedido, acesse: Como adicionar uma cobrança no pedido?

Depois de adicionar a cobrança no pedido, basta clicar em Gerar NF-e.

Nota Fiscal de Venda

Após completar todas as informações do seu pedido de venda, é hora de gerar a nota fiscal. Clique em Gerar Nf-e no seu pedido. Não se preocupe, a nota fiscal ainda não será transmitida, trata-se apenas de uma prévia. Após gerar a nota fiscal, você poderá visualizá-la acessando o menu Operações > NF-es emitidas ou simplesmente clicando no número da nota fiscal apresentada no pedido de venda.

Importante! A nota fiscal será gerada sempre em numeração sequencial. Ou seja, se a última nota do sistema é a número 99, a próxima será a número 100. Caso seja sua primeira nota no sistema, mas você já possui um sequencial em outro sistema, você poderá reabrir a nota fiscal e alterar a numeração da mesma para seu próximo número sequencial. A partir daí o sistema irá respeitar a sequência correta.

Antes de transmitir a nota fiscal, verifique a prévia DANFE. Confira se os valores dos produtos e se os impostos estão corretos, bem como os códigos de CFOP e tributos. Caso as informações estejam corretas, basta transmitir a nota fiscal.

♦ Corrigindo informações da nota:

A nota fiscal será gerada com status finalizada. Repare que o sistema preenche automaticamente informações como CFOPs, alíquotas e CSTs de impostos. Entretanto, nossa solução permite parametrizar NCMs, Clientes e Notas Fiscais para que as notas sejam geradas da forma que desejar. Caso a necessidade seja somente alterar informações de "capa" da nota fiscal, como número da nota, natureza da operação ou mesmo informações complementares, o procedimento correto é ir até a nota fiscal, selecionar a opção Reabrir para que a nota fiscal fique com status Em Digitação e em seguida você possa selecionar a opção Alterar.

Importante! As correções acima fazem sentido quando se deseja alterar somente a nota fiscal, mantendo o pedido sem alterações. Caso sua intenção seja alterar informações no pedido de venda, o procedimento correto será reabrir o pedido e não a nota fiscal.

Observação: Ao reabrir o pedido, a prévia da nota fiscal será automaticamente excluída. Dessa forma, basta efetuar as alterações necessárias e gerar a nota fiscal novamente.

Após a conferência da DANFE, basta transmitir a nota fiscal, que ficará com status Aceita. Após isso, os produtos sairão definitivamente do estoque e os registros no contas a receber serão criados de acordo com as informações de cobrança.

Gostou do artigo? Conseguiu gerar sua NF-e através do pedido de venda? Não se esqueça de contar pra gente como foi e de avaliar aqui embaixo! Até a próxima!

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