Olá Mainoense! Agora que você concluiu o cadastro da sua empresa, vamos passar para outro passo que é fundamental, pois ele torna possível a emissão das suas notas fiscais.

Você já deve ter ouvido falar do certificado digital, mas você sabe qual é a função dele? Se não sabe, vai saber agora porque é bem simples!

Os certificados digitais são uma espécie de “identificação” da sua empresa em meios digitais e eletrônicos, que garantem a autenticidade e permitem que você tenha agilidade, sustentabilidade e redução de custos nas operações realizadas. Mas, antes de tudo, precisamos saber qual é o tipo de certificado digital que você utilizará. Se é o A1 (arquivo instalado no computador) ou o A3 (hardware tipo leitor de cartão ou pendrive).

Definido isso, neste artigo trabalharemos na instalação do tipo A1, um arquivo criptografado com a extensão .pfx, que você pode salvar tanto no seu computador, quanto no seu smathphone, mas, você também pode ver a instalação do tipo A3, clicando aqui.

Lá no menu Usuário > Selecione a opção “Sem certificado” > Escolha o tipo de certificado que será utilizado > Clique em Procurar > Selecione o arquivo no seu computador > Digite a senha > Clique em Salvar.

Para facilitar seu entendimento, dá uma olhada no GIF abaixo.

*Ei, só não se esquece de ficar atento ao prazo de validade, pois os certificados do tipo A1 precisam ser renovados anualmente, beleza?

Feito o cadastro do certificado tipo A1, o Mainô oferece uma ferramenta que após sua configuração, permite o monitoramento das NF-es emitidas contra o seu CNPJ. Isso te auxiliará a colocar seus produtos no estoque sem depender que seu fornecedor te envie o XML, isso não seria bom?

Para ativá-la, basta clicar no menu Usuário > Selecionar a opção “Sem monitoramento de NF-es (Habilitar)

Pronto, a função está habilitada! Para entender melhor essa ferramenta, clique aqui e leia mais sobre.

Viu como foi fácil? Seu certificado digital agora está instalado e prontinho para garantir a sua operação. Bora lá fazer a emissão das suas notas fiscais?

Encontrou sua resposta?