Para gerarmos boletos a partir do sistema, primeiramente certifique-se de que você possui uma conta-corrente cadastrada e habilitada para emissão de boletos.

Caso positivo, é possível gerar boletos a partir de dois caminhos.

Primeira opção: a partir do Pedido de Venda (sai no DANFE)


Acesse o menu CRM> Pedidos de venda e realize o pedido de vendas normalmente. Após preencher as informações iniciais do seu pedido e inserir os produtos que serão vendidos, clique no campo cobranças, o sistema vai abrir a sua tela de cobrança para o lançamento das informações.

Preencha as informações necessárias, como:

  • Forma de pagamento;

  • Plano de contas;

  • Número da fatura (Deixe em branco para o sistema assumir a NF-e como número de fatura. Caso a NF-e não seja gerada pelo sistema, é obrigatório o preenchimento.)

  • Condições de pagamento (Único ou parcelado);

  • Data de vencimento - Em caso de pagamento único;

  • No caso de pagamento parcelado, informe a quantidade de parcelas, vencimento a cada X dias ou meses, a partir de (Informe a data de vencimento da primeira parcela).

OBS: para que o seu boleto seja registrado é necessário utilizar a forma de pagamento como boleto.

Ao terminar, selecione a opção salvar e gere a NF-e;

Com a NF-e gerada, você poderá gerar o DANFE. Perceba no DANFE que as informações de cobrança (todos os pagamentos) são incluídas no documento.

Ao transmitir a NF-e, o boleto será automaticamente registrado no banco. Também será criada uma conta a receber. Para visualizá-la, acesse o menu Financeiro > Contas a Receber. No menu de contexto, selecione a opção "visualizar boleto" para imprimir o boleto, ou "enviar boleto por e-mail" para enviá-lo por e-mail ao cliente;

Segunda opção: após a emissão da NF-e (não sai no DANFE)

Também é possível gerar as cobranças para uma NF-e já transmitida. Entretanto, como ela já foi transmitida, não há mais como alterá-la. Ou seja, as cobranças não sairão no DANFE.


Para isso, acesse o menu Financeiro> Contas a Receber, e clique no botão azul "Cadastrar”;

No campo Nota Fiscal, ao digitar o número de uma nota de saída emitida, o sistema exibirá a numeração completa da nota fiscal. Ao selecionar essa numeração, alguns campos já serão assumidos automaticamente. Preencheremos apenas os seguintes campos:

  • Forma de pagamento;

  • Data de vencimento;

Caso a cobrança seja parcelada, marque a opção "criar mais de uma conta a receber", e preencha os campos:

  • Quantidade de parcelas

  • Vencimento a cada X dias ou meses.

Vale ressaltar que, caso deseje que alguma informação seja exibida no boleto, deve-se preencher no campo "Instruções do boleto". Pode-se alterar então as informações "Multa e Juros" e "Texto de composição da cobrança";

Após salvar as informações, acessamos o menu financeiro > contas a receber. No menu de contexto, selecione a opção "Visualizar boleto para impressão" ou "Enviar boleto por e-mail".

Encontrou sua resposta?