Todas as coleções
Fiscal
Parametrizações / Configurações fiscais
Como parametrizar informações complementares?
Como parametrizar informações complementares?

Saiba como parametrizar e utilizar as informações complementares na sua NF-e

Suporte da Mainô avatar
Escrito por Suporte da Mainô
Atualizado há mais de uma semana

As Informações Complementares são uma continuação da descrição do produto ou de informações importantes da nota, visto que o campo descrição tem um limite de 120 caracteres no layout de NF-e definido pela receita.

Com a rotina do fluxo comercial, é comum ter que repetir dados importantes dos seus processos e fazer com que eles apareçam na nota fiscal. Para automatizar esse processo e agilizar a sua operação, a Mainô disponibiliza uma opção em que é possível - deixar essas informações pré-cadastradas. Você pode utilizar o campo de informações complementares para inserir dados importantes na sua Nota Fiscal como, por exemplo, um benefício fiscal ou o número do pedido de venda.

Para criar o cadastro padrão, basta ir ao menu Fiscal > Informações Complementares e clicar no botão CADASTRAR.

Na tela do cadastro das Informações complementares, é possível inserir variáveis (placeholders) para puxarem as informações da NF-e no momento da digitação, evitando alterações manuais.

Preencha o código, que pode ser numérico ou um nome para referência.

Preencha o texto da informação complementar, inserindo as variáveis de sua preferência.

Variáveis que podem ser inseridas no texto:

  • Pedido: número do pedido de venda

  • Nota fiscal: número da nota fiscal

  • Alíquota de aproveitamento de ICMS: Porcentagem de crédito de ICMS que o sistema vai calcular sobre o faturamento de empresas do Simples Nacional.

  • Base de cálculo ICMS: A base de cálculo do ICMS é o montante da operação, incluindo o frete e despesas acessórias cobradas do adquirente/consumidor.

  • Valor de aproveitamento ICMS: Valor em reais do crédito de ICMS aproveitado na operação de empresas do Simples Nacional.

  • Valor dos produtos: valor total dos produtos adicionados à nota.

  • Valor da nota fiscal: valor total da nota, incluindo impostos.

  • Valor do ICMS: Valor em reais do ICMS total da nota.

  • Câmbio: valor do câmbio dos produtos na Declaração de Importação.

Depois, clique em “Salvar”. Pronto! As suas informações complementares já estão pré-configuradas e você poderá alterá-las ou apagá-las clicando na seta ao lado do botão Visualizar.

Utilizando as informações complementares:

Você pode selecionar suas Informações Complementares em várias partes do sistema:

  • Durante a criação de um Orçamento ou Pedido de venda, você pode selecionar uma informação complementar criada nos campos de Informações complementares, Informações ao Fisco ou Observações.

OBS: Os campos de Informações Complementares e Informações ao Fisco são campos que aparecem na nota fiscal. O campo de Observações só aparece no PDF do Pedido/Orçamento de venda.

  • No menu Fiscal > NF-es emitidas > Nova NF-e (de qualquer tipo), na parte de criação/alteração da NF-e em “Outras Informações Adicionais”.

  • Durante a criação de uma Fatura Proforma ou Fatura Comercial - Fluxo de Exportação, você pode selecionar uma informação complementar criada nos campos de Informações complementares, Informações ao Fisco ou Observações.

OBS: Os campos de Informações Complementares e Informações ao Fisco são campos que aparecem na nota fiscal. O campo de Observações só aparece no PDF da Proforma/Invoce - Exportação.

  • Durante a criação de uma nota de entrada de importação por uma DI.

Agora basta selecionar a informação desejada que o sistema vai puxar todas as informações de acordo com a sua pré-configuração.

Gostou do artigo? Não deixe de avaliar abaixo. :-)

Respondeu à sua pergunta?