O Catálogo de Produtos é um módulo do Portal Único de Comércio Exterior que reúne todas as informações pertinentes aos produtos importados e suas características, de forma detalhada e estruturada, possibilitando que, uma vez registradas, suas informações possam ser utilizadas nas operações de importação futuras. Ao importador será possível, ao longo do registro do produto no Catálogo, escolher quais atributos caracterizam a mercadoria. Além das descrições dos produtos, o sistema contará com todo o banco de dados contendo os atributos de cada NCM que deverão ser selecionados pelo importador, assim como o cadastro de fabricantes/fornecedores.

Com o Catálogo de Produtos integrado na Mainô você pode buscar um produto cadastrado no seu estoque para adicionar ao portal aproveitando as suas informações de cadastro, preenchendo somente as informações faltantes. O mesmo para cadastro dos Operadores Estrangeiros.

Importante: o Catálogo de Produtos está disponível apenas para os clientes que possuem, em seu plano, o menu COMEX.

Produtos

Na listagem de produtos será possível visualizar todos os produtos que já foram cadastrados no Catálogo de Produtos através do Portal do Siscomex, adicionar produtos, fazer retificações e criar novas versões.

Para adicionar um novo produto ao Catálogo basta clicar no botão de Incluir Produto. Você pode buscar um produto já cadastrado em seu estoque através do código ou da descrição ou adicionar um produto do zero.

Ao buscar um produto cadastrado em seu estoque o sistema preencherá automaticamente os campos de código interno, NCM e denominação com as informações do cadastro.

Campos que precisam ser preenchidos no cadastro do produto:

  • Modalidade: é para determinar se a modalidade da operação vai ser Importação, Exportação ou Ambos. (Obrigatório)

  • Código interno: se buscar um produto já cadastrado em seu estoque, o código interno será o código do seu produto no estoque. Para produtos novos, o código interno é um código de seu controle.

  • NCM: se buscar um produto já cadastrado em seu estoque, o NCM será o mesmo do seu produto no estoque. Você também pode alterar o NCM, mas a alteração só refletirá no cadastro do produto no Catálogo de Produtos. (Obrigatório)

  • Denominação: se buscar um produto já cadastrado em seu estoque, a denominação será a mesma do cadastro. Você também pode alterar a descrição, mas a alteração só refletirá no cadastro do produto no Catálogo de Produtos. (Obrigatório)

  • Descrição complementar: é para uma descrição mais detalhada, usada para especificar bem os detalhes do produto.

Atributos

Na aba de Atributos do produto aparecerá os atributos vigentes e obrigatórios vinculados ao NCM do produto para preenchimento. Os atributos também podem variar de acordo com a modalidade escolhida no produto e, em alguns casos, o NCM pode não ter atributos para preenchimento.

Fabricante

Na aba de Fabricantes você pode adicionar os dados dos fabricantes daquele produto. Ele pode ser uma fabricante não conhecido, onde será preciso informar apenas o país dele ou um fabricante conhecido, onde você poderá selecionar um Operador Estrangeiro cadastrado ao seu produto.

Para vincular um fabricante não cadastrado, basta clicar em Cadastrar fabricante, escolher o país, marcar Fornecedor estrangeiro conhecido como Não e clicar em Criar Fabricante.

Para vincular um fabricante cadastrado, basta escolher o país, marcar Fornecedor estrangeiro conhecido como Sim e selecionar o Fabricante/produtor cadastrado como Operador Estrangeiro para aquele país.

OBS: o sistema traz os fabricantes/operadores de acordo com o país de cadastro. EX: ao escolher o país Alemanha, o sistema vai trazer para escolha todos os Operadores cadastrados com o país Alemanha. 

Para saber mais sobre o cadastro de um Operador Estrangeiro basta acessar o artigo abaixo:

Você pode salvar o cadastro do produto como rascunho ou já salvar e ativar.

Enquanto o produto ainda está em rascunho é possível fazer alteração no seu NCM, depois de ativado, o NCM e a modalidade não podem mais ser alterados.

Depois de ativado, para fazer alterações no produto você poderá fazer uma retificação ou gerar uma nova versão.

  • Retificar: ao retificar um produto, as alterações serão feitas na versão atual do produto e depois será gerado uma nova versão com as mesmas informações. Nesse exemplo criado no portal o produto estava na versão 9. Quando é feito uma retificação, o portal cria uma versão 9.1 com as alterações feitas, desativa essa versão 9.1, desativa a versão 9 e em seguida cria uma nova versão 10 com as mesmas informações.

  • Gerar Nova Versão: ao gerar uma nova versão do produto, as alterações serão feitas em uma nova versão do seu produto. Nesse exemplo criado no portal o produto estava na versão 8. Quando é gerado uma nova versão, o portal desativa a versão 8 e cria uma nova versão 9 com as informações.

Para desativar basta ir em seta ao lado de Visualizar>Alterar e clicar em Desativar.

Depois de desativado o produto só pode ser ativado novamente criando uma nova versão.

Importante: qualquer informação adicionada diretamente no Portal Único só será enviada para o sistema no próximo dia.

Não esqueçam dos feedbacks, vocês são fundamentais para o nosso crescimento! 💙💚

Espero que tenham gostado das novidades!

Outros links interessantes para você:
👉 DUIMP e Catálogo de Produtos: o que preciso saber?

👉 O Importador: guia definitivo para importar produtos

👉 Como começar a exportar: saiba mais!

Encontrou sua resposta?