Operador Estrangeiro

Na aba de Operador Estrangeiro será possível visualizar todos os operadores que já foram cadastrados no Catálogo de Produtos através do Portal do Siscomex, adicionar operadores, fazer retificações e criar novas versões.

Para adicionar um novo operador ao Catálogo basta clicar no botão de Incluir Operador.

Você pode buscar um stakeholder já cadastrado em seu CRM através do número do documento ou da razão social ou adicionar um operador do zero.

Ao buscar um stakeholder cadastrado em seu CRM o sistema preencherá automaticamente os campos de código interno, nome, logradouro e país com as informações do cadastro.

Campos que precisam ser preenchidos no cadastro do operador:

  • País: se buscar um stakeholder já cadastrado em seu CRM, o país será o país do cadastro. Para operadores novos, o país é o de origem do seu operador. (Obrigatório)

  • Número de identificação: o TIM (Trader Identification Number) é o número único de identificação dos operadores estrangeiros em padrões internacionais, criada pela Organização Mundial das Aduanas (OMA). (Obrigatório)

  • Nome: se buscar um stakeholder já cadastrado em seu CRM, o nome será a razão social do cadastro. Para operadores novos, o nome é a identificação do operador. (Obrigatório)

  • Código interno: se buscar um stakeholder já cadastrado em seu CRM, o código interno será o código do cadastro. Para operadores novos, o código interno é um código de seu controle.

  • Código postal: é um código desenvolvido pelas administrações postais e criado com o intuito de facilitar a organização logística e localização espacial de um endereço postal.

  • Logradouro: se buscar um stakeholder já cadastrado em seu CRM, o logradouro será o mesmo do cadastro. Para operadores novos, o logradouro é o endereço do operador. (Obrigatório)

  • Cidade: é a cidade de origem do endereço do operador. (Obrigatório)

  • Subdivisão (Estado, província): é a subdivisão, estado ou província do endereço do operador.

Depois de ativado, as informações de país e código TIN não podem mais ser alteradas. Para fazer alterações no operador você poderá fazer uma retificação ou gerar uma nova versão.

  • Retificar: ao retificar um operador você vai fazer alterações na versão atual do operador e depois gerar uma nova versão com as mesmas informações. Segue o mesmo exemplo da retificação do produto.

  • Gerar Nova Versão: ao gerar uma nova versão você vai fazer alterações que criará uma nova versão no seu operador. Segue o mesmo exemplo de gerar nova versão do produto.

Para desativar basta ir em seta ao lado de Visualizar>Alterar e clicar em Desativar.

Importante: não é possível reativar um Operador desativado pelo sistema, somente pelo Portal Único do Siscomex. Qualquer informação adicionada diretamente no Portal Único só será enviada para o sistema no próximo dia. 

Não esqueçam dos feedbacks, vocês são fundamentais para o nosso crescimento! 💙💚

Espero que tenham gostado das novidades!

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