Todas as coleções
Estoque
Compras
Como abater vendas devolvidas pelos clientes nos lançamentos financeiros?
Como abater vendas devolvidas pelos clientes nos lançamentos financeiros?

Saiba como aplicar o abatimento dos valores dos produtos devolvidos pelos seus clientes nas cobranças financeiras geradas para eles

Priscila Arraes avatar
Escrito por Priscila Arraes
Atualizado há mais de uma semana

Algumas vendas podem ter devoluções por algum motivo, seja produto com defeito, entrega não realizada, ou por outros motivos. Quando essa venda é associada a uma cobrança cadastrada no financeiro, é preciso que tenha abatimento desse valor devolvido para que o controle financeiro desse cliente fique correto.

Sendo assim, criamos no sistema a possibilidade de vincular a nota de saída em uma devolução de terceiro e com isso poder abater o valor dessa nota das cobranças abertas do cliente. Saiba como abaixo!

  • Como vincular uma nota de saída em uma devolução de terceiro

Para vincular uma nota de saída em uma devolução de terceiro basta ir em Estoque>NF-e de Terceiros, na nota escolhida clique ao lado de DANFE>Vincular nota fiscal de referência.

Importante: a opção de vincular nota fiscal de referência só aparece para notas que possuem um CFOP de devolução. 

Em seguida, escolha a nota de saída que vai ser a referência dessa devolução e clique em Vincular. Lembrando que a nota de saída referenciada precisa ser do mesmo cliente da nota de devolução.

Depois de referenciar a nota de saída na devolução, o sistema colocará uma tag com o número da nota referenciada e liberará a opção de Abatimentos de contas a receber.

  • Como aplicar o abatimento em contas a receber do cliente

Depois de vincular uma nota fiscal de referencia em sua devolução basta ir em DANFE>Abatimento de contas a receber. O sistema vai listar todas as contas a receber daquele cliente que estão em aberto no financeiro para escolha.

Com isso, basta escolher de qual conta vai ser abatido aquele valor devolvido. Você pode escolher mais de uma conta até totalizar o valor do abatimento.

Caso o valor da nota que vai ser abatido seja maior ou igual ao valor da conta a receber em aberto, a conta selecionada terá uma baixa sem recebimento, com a informação do abatimento realizado.

A nota fiscal de devolução ficará marcada com a tag de Abatimento integral e você não poderá realizar novos abatimentos nessa nota, apenas remover o abatimento já feito.

Caso o valor da nota que vai ser abatido seja menor que o valor da conta receber em aberto, o sistema vai vai aplicar um desconto do valor abatido nessa conta, deixando o resto do valor em aberto. A conta fica com a informação do abatimento e da nota fiscal que foi referenciada.

A nota fiscal de devolução ficará marcada com a tag de Abatimento parcial e você ainda poderá realizar novos abatimentos até fechar o total.

A informação do total disponível para abatimentos vai se atualizar de acordo com os abatimentos feitos.

Importante: todos as contas a receber que tiveram abatimentos totais ficam com uma baixa sem recebimento, ou seja, não alimentam o seu financeiro. A contas a receber com abatimento parcial, ficam com o desconto do valor, deixando o valor restante em aberto aguardando pagamento. 
Respondeu à sua pergunta?