Essa funcionalidade trata-se do oposto da função Agrupar produtos. Nesse caso, você possui um item no estoque e deseja desmembrá-lo em 2 ou mais itens. Por exemplo, imagine que você comprou 50 camisetas brancas e 50 camisetas pretas, mas seu fornecedor colocou na NF-e apenas um único item com 100 camisetas, sem especificar a cor. Entretanto, você deseja controlar o estoque por cor.

Quando isso ocorrer você terá a opção de dividir produto. Para isso, você vai precisar ir no seu estoque, localizar o produto que deseja dividir e clicar na seta ao lado de Visualizar> Dividir produto.

O sistema vai abrir uma tela com os editáveis de código e descrição, que serão os dados do novo produto separado, assim será possível já salvar o produto com a informação correta no estoque. Outro detalhe importante é que o sistema também traz uma listagem de todas as movimentações de entrada desse produto no seu estoque, assim você pode selecionar à qual movimentação de entrada aquele produto pertence. O sistema vai trazer no campo de Quantidade a separar a quantidade disponível daquele produto no estoque e do lado de cada movimentação de entrada do produto, a sua respectiva quantidade.

IMPORTANTE você só consegue separar a quantidade de produto que entrou na movimentação escolhida. Exemplo, eu tenho 100 unidades do meu produto no estoque, mas na nota fiscal de entrada 16, entrou 10 unidades dele. Quando eu escolher a nota 16 na movimentação de entrada que vai ser dividida, eu só vou conseguir dividir até 10 unidades.

Como a quantidade em estoque sempre deve ser justificada pelas movimentações do estoque, será criada no produto original uma movimentação de saída de ajuste de acordo com a quantidade a separar informada. O seu novo produto criado ficará com a nota de entrada do produto original referenciada na sua movimentação.

Encontrou sua resposta?