Todas as coleções
Negócios/Vendas
Vendas
Como aplicar um desconto no Pedido de venda?
Como aplicar um desconto no Pedido de venda?
Lorrayne avatar
Escrito por Lorrayne
Atualizado há mais de uma semana

A aplicação de um desconto sobre uma venda é muito comum em alguns ramos do varejo, mas para dar descontos, existem algumas coisas sobre a sua empresa que precisa conhecer e avaliar antes. Uma forma de saber o percentual ideal de desconto para aplicar sobre o seu produto é saber primeiro o quanto se ganha em cima de cada produto ou serviço vendido. Ou seja, é sempre bom conhecer todos os custos de produção ou de aquisição daquele produto, como material usado, mão de obra, taxas, aluguel, etc. Para assim, saber quanto se lucra em cima dele.

Tendo todos esses custos detalhados é mais fácil de saber como aplicar um desconto sem perder o seu lucro no produto. Existem diversas maneiras de dar desconto e você deve avaliar qual a estratégia mais eficiente para o seu negócio. Isso pode depender do seu público alvo e do segmento de mercado no qual atua.

Para aplicar um desconto no seu pedido de venda no sistema, temos duas opções:

1 - Desconto em cima de um produto específico do meu pedido de venda

Quando você cria um pedido de vendas e vai adicionar o seu produto, na mesma tela de incluir o produto tem um campo para colocar o desconto. Coloque o desconto em porcentagem (%) e o sistema vai atualizar o PU do seu produto para o valor com desconto. Repare que no campo "sobre R$" fica o valor original do produto.

"Ah, mas eu não sei a porcentagem de desconto que quero aplicar, só sei o valor que quero vender o produto com desconto". Nesse caso, basta alterar o campo de PU do produto que o sistema faz o cálculo automático da porcentagem.

Você pode selecionar a opção de "Incluir desconto na descrição", assim a informação do desconto vai sair logo abaixo da descrição do seu produto na nota fiscal.

2 - Desconto em cima do valor total do pedido de venda

Se você já está com o seu pedido de venda e deseja aplicar um desconto sobre o valor total dele, na aba de Produtos basta clicar no botão de Ações em massa > Aplicar desconto.

É possível colocar o valor do desconto em Real (R$) ou em porcentagem (%).

Repare que no canto esquerdo da tela o sistema mostra o valor total do pedido antes do desconto e o valor que ficou depois do desconto.

O sistema vai ratear o valor do desconto em cima de todos os produtos do seu pedido. Por exemplo, se você coloca 50% de desconto em cima do valor total do pedido, o sistema aplica 50% de desconto em cada produto.

Na aba de produtos do pedido de venda é possível ver todos os produtos que tiveram desconto e a porcentagem aplicada, no final da página terá o valor total do pedido sem o valor do desconto e valor total de desconto, para o seu melhor controle e visualização.

Pronto, se o pedido estiver correto é só clicar em salvar e gerar a sua nota fiscal. A sua nota fiscal apresentará o valor total dos produtos já com o desconto aplicado. 😉

Outros links que podem ser interessantes para você:
👉 Catálogo de produtos: como otimizar a sua força de vendas
👉 DUIMP e Catálogo de Produtos: o que preciso saber?
👉 Futuro das vendas B2B: tecnologia a favor da sua empresa

Respondeu à sua pergunta?