O que é uma inutilização de NF-e?

Durante a emissão de NF-e é possível que ocorra, eventualmente, por problemas técnicos ou de sistemas do contribuinte, uma quebra da sequência da numeração. Exemplo: a NF-e nº 100 e a nº 110 foram emitidas, mas a faixa 101 a 109, por motivo de ordem técnica, não foi utilizada antes da emissão da nº 110.

A inutilização de número de NF-e tem a finalidade de permitir que o emissor comunique à SEFAZ, até o décimo dia do mês subsequente, os números de NF-e que não serão utilizados em razão de ter ocorrido uma quebra de sequência da numeração da NF-e. A inutilização de número só é possível caso a numeração ainda não tenha sido utilizada em nenhuma NF-e (autorizada, cancelada ou denegada).

Como fazer?

Acesse o menu Operações>Inutilização de NF-e e NFC-e, clique no botão Cadastrar, preencha os dados solicitados e clique em Salvar.

Você terá que preencher os dados da série da nota, número inicial e final(se tiver apenas um número, pode repetir nos dois campos), o modelo da nota e a justificativa de não utilização da numeração. Depois é só transmitir a inutilização.
Por padrão, o sistema já localiza os números que não forma utilizados deixando-os já cadastrados na listagem. Localize o intervalo que deseja inutilizar e clique em transmitir

Se no Status aparecer a mensagem Faixa inutilizada é porque a inutilização foi bem sucedida. Caso apareça a mensagem Um número na faixa já foi utilizado, verifique se dentro do intervalo sugerido, existe alguma nota já transmitida.
Após a homologação da inutilização, você pode verificar no site da receita se a faixa realmente foi inutilizada, através do link a seguir: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consulta.aspx?tipoConsulta=inutilizacao&tipoConteudo=YG1QjUXR4PY%3D

Encontrou sua resposta?