O que você vai aprender neste artigo?
Como cadastrar um recebimento no sistema;
Como realizar alterações em um ou mais recebimentos;
Como consultar seu recebimento;
O que são os status que estão na tela de recebimentos.
1.0 - Como cadastrar um recebimento no sistema?
Hoje, no sistema da Mainô, é possível cadastrar um recebimento de diversas formas, e vamos abordar todas elas a seguir:
1.1 - Pelo pedido de venda:
Na hora de cadastrar o seu pedido de venda, é possível cadastrar um ou mais recebimentos nele. Para isso, siga os seguintes passos:
Acesse o menu Negócios > Pedidos de venda;
Clique na seta ao lado do "Pedido de Venda" > Alterar;
Vá até a aba Cobranças e preencha as informações do recebimento;
Clique em "Salvar" para que o sistema salve as informações preenchidas.
Lembrando que a cobrança cadastrada no pedido só aparecerá na tela de Recebimentos depois que a nota fiscal for transmitida e aceita pela Receita. Para visualizá-la:
Acesse o menu Financeiro > Recebimentos;
Filtre pela NF-e ou pelo cliente e localize a cobrança.
1.2 - Cadastro manual:
Para cadastrar o recebimento manualmente, siga os seguintes passos:
Acesse o menu Financeiro > Recebimentos;
Clique em "Adicionar Recebimento";
Preencha as informações e clique em "Salvar".
As informações são organizadas em blocos, de modo que você pode abrir apenas os necessários, tornando o cadastro mais simples e rápido.
Você já sabe que, para cadastrar um recebimento no sistema, é necessário selecionar um cliente previamente cadastrado no menu Negócios > Empresas e Pessoas. A novidade é que agora você pode cadastrar o cliente diretamente pela aba de Recebimentos, ou seja, ele não precisa estar cadastrado no menu Negócios.
2.0 - Como realizar alterações em um ou mais recebimentos
Para realizar alterações nas informações, você tem duas opções:
Em contas pagas: A opção de alterar aparecerá como ação principal;
Em contas não pagas: A opção de alterar aparecerá na seta ao lado de "Dar baixa".
Você também pode fazer alterações em massa. Para isso, siga os passos abaixo:
Selecione os recebimentos que serão alterados;
Clique em "Ações em Massa" e escolha a opção "Alterar selecionados".
Uma janela será aberta para realizar a alteração de informações em massa, onde você poderá alterar a conta corrente, plano de contas, forma de pagamento e adicionar tags.
3.0 - Como consultar o meu recebimento no sistema?
Para consultar um recebimento, siga os passos abaixo:
Acesse o menu Financeiro > Recebimentos;
No filtro, você pode buscar por cliente, NF-e ou qualquer outra informação específica.
Atenção aos filtros de data: as datas referem-se ao vencimento das faturas, e não à emissão da NF-e.
O filtro também pode ser usado para verificar cobranças excluídas e gerar um relatório em Excel. Para visualizar as contas excluídas, basta marcar a opção "Exibir cobranças excluídas" e aplicar o filtro.
Para gerar um relatório em Excel, após realizar a pesquisa com o filtro desejado, clique no ícone à direita da barra de informações. Na imagem abaixo, você pode ver exatamente onde o ícone está localizado.
O arquivo será gerado e você poderá baixá-lo para o seu computador. Basta subir a tela que você irá encontrar a opção para download.
4.0 - O que são os status que estão na tela de recebimentos?
Observe as indicações coloridas em seu recebimento. Elas indicam o seguinte:
Laranja: cobrança a uma semana de vencer;
Azul: cobrança baixada sem recebimento;
Vermelho: cobrança vencida;
Verde: cobrança paga.
Para liquidar um recebimento, caso você não utilize arquivos de retorno, siga os passos abaixo:
Acesse o menu Financeiro > Recebimentos;
Em seu recebimento, clique em "Dar baixa";
Confira ou preencha as informações dos valores recebidos e clique em "Baixar".
A opção "Pagamento Parcial" permite que você informe um valor que foi pago na cobrança e o sistema vai gerar uma nova cobrança com o valor faltante deste pagamento.
Já a opção "Baixa sem recebimento" permite dar baixa na cobrança sem que nela conste algum valor recebido. Nesse caso não vai alimentar o seu financeiro.
A data de pagamento é a data em que seu cliente realizou o pagamento da cobrança. Já a data de crédito é a data em que o crédito da cobrança foi efetivado em sua conta bancária. Em casos de pagamento de boleto, por exemplo, o crédito costuma cair na conta alguns dias após o pagamento da cobrança.
Caso o crédito seja efetuado no mesmo dia do pagamento, basta informar a mesma data nos dois campos.
Importante: A data considerada nos recebimentos (para o relatório de Fluxo de Caixa) é a data de crédito em conta.
Você também pode gerar um comprovante de recebimento dessa conta para enviar ao seu cliente. Para isso:
Acesse a tela de Recebimentos;
Clique na seta ao lado de "Alterar" do seu recebimento > "Imprimir comprovante".
Por hoje é isso! Esperamos ter te ajudado! 😊