O que você vai aprender nesse artigo:
O que é a tela pagamentos?
Como cadastrar um novo pagamento?
Como realizar a baixa de um pagamento?
1. O que é a tela de pagamentos?
A tela de pagamentos é uma funcionalidade do sistema da Mainô que permite aos usuários visualizar, cadastrar e gerenciar os pagamentos da sua empresa de forma prática e organizada. Nessa tela, é possível adicionar novos pagamentos, consolidar informações financeiras e acompanhar o status de cada conta, incluindo datas de vencimento e valores. Para acessá-la, basta ir ao menu Financeiro > Pagamentos.
Ao acessar a tela, será possível visualizar um resumo do mês atual com todos os pagamentos: os que já foram pagos, os agendados para o dia, aqueles com vencimento próximo e os que estão vencidos.
2. Como cadastrar um novo pagamento?
Para criar um novo pagamento, siga esses passos:
No menu Financeiro > Pagamentos;
Clique em "Adicionar Pagamento";
Preencha as informações, como código, forma de pagamento, descrição, valor, data de vencimento, conta, nome do fornecedor ou transportadora, plano de contas gerencial e clique em "Salvar".
É possível puxar os dados de uma nota fiscal de entrada ou de uma aquisição nacional, para isso, preencha a numeração da NF-e de entrada ou NF-e de terceiro. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios, enquanto os demais podem ser preenchidos conforme sua preferência. Ao selecionar uma nota, o sistema automaticamente preencherá a numeração do documento e o valor da cobrança com base no valor da nota.
É importante informar que a sua conta corrente deve estar cadastrada no sistema no menu Usuário > Cadastros > Contas Bancárias para poder ser selecionada, assim como o seu fornecedor que precisa estar cadastrado no menu Negócios > Empresas e Pessoas.
Caso você tenha um pagamento que foi dividida, também é possível parcelar. Basta clicar no botão de "Criar mais de um pagamento".
Você conseguirá colocar uma data de sinal e as quantidades das parcelas. O sistema automaticamente irá preencher os valores das parcelas, mas são campos que você pode editar.
Caso a sua conta já tenha sido paga parcial ou totalmente, é possível selecionar a opção "Pago" dentro do pagamento que está sendo cadastrado e adicionar as informações de data e valores do pagamento realizado. Também é possível adicionar mais informações no campo de "Mais Informações" ou anexar algum documento no campo de "Anexos".
Na aba "Mais informações", você também pode vincular o pagamento em um processo cadastrado, além de marcar se ela compõe ou não o custo das mercadorias, o responsável pelo pagamento e a categoria da despesa. Também é possível adicionar tags para identificar as contas e torná-las mais organizadas.
Assim que selecionar o processo e marcar a opção de compor custo ou não, pagamento vai ficar salvo dentro do seu processo.
Ao final, o pagamento será apresentada da seguinte forma:
3. Como realizar a baixa de um pagamento?
Para realizar a baixa no pagamento, siga esses passos:
Acesse Financeiro > Pagamentos;
Na cobrança que você deseja dar baixa, clique em "Dar baixa" e preencha as informações dos valores. Você deve preencher as informações de Data de pagamento, Valor pago, Descontos/Taxas, Juros/Multa e Valor Líquido (caso necessário).
Se o pagamento for parcial, você pode selecionar a opção "Pagamento Parcial" que permite que você informe um valor que foi pago na cobrança. Dessa forma, o sistema vai gerar uma nova cobrança com o valor faltante deste pagamento.
Importante: Para conseguir realizar essas ações na tela de pagamentos, é importante que o seu usuário tenha acesso os acessos abaixo liberados. Para realizar a liberação, o usuário administrador deve ir ao Menu Usuário > Usuários Ativos e no usuário que deseja altera, seta ao lado de Visualizar > Alterar.
Com este artigo, esperamos tornar a gestão dos seus pagamentos mais ágil e transparente, simplificando o dia a dia da sua empresa. 😁