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Conhecendo a tela de Pagamentos
Conhecendo a tela de Pagamentos

Neste artigo, você aprenderá como cadastrar um novo pagamento no sistema e utilizar as funcionalidades na tela de pagamentos.

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Escrito por Suporte da Mainô
Atualizado há mais de um mês

O que você vai aprender nesse artigo:

  1. O que é a tela pagamentos?

  2. Como cadastrar um novo pagamento?

  3. Como realizar a baixa de um pagamento?

1. O que é a tela de pagamentos?

A tela de pagamentos é uma funcionalidade do sistema da Mainô que permite aos usuários visualizar, cadastrar e gerenciar os pagamentos da sua empresa de forma prática e organizada. Nessa tela, é possível adicionar novos pagamentos, consolidar informações financeiras e acompanhar o status de cada conta, incluindo datas de vencimento e valores. Para acessá-la, basta ir ao menu Financeiro > Pagamentos.

Ao acessar a tela, será possível visualizar um resumo do mês atual com todos os pagamentos: os que já foram pagos, os agendados para o dia, aqueles com vencimento próximo e os que estão vencidos.

2. Como cadastrar um novo pagamento?

Para criar um novo pagamento, siga esses passos:

  • No menu Financeiro > Pagamentos;

  • Clique em "Adicionar Pagamento";

  • Preencha as informações, como código, forma de pagamento, descrição, valor, data de vencimento, conta, nome do fornecedor ou transportadora, plano de contas gerencial e clique em "Salvar".

É possível puxar os dados de uma nota fiscal de entrada ou de uma aquisição nacional, para isso, preencha a numeração da NF-e de entrada ou NF-e de terceiro. Os campos marcados com asterisco são obrigatórios, enquanto os demais podem ser preenchidos conforme sua preferência. Ao selecionar uma nota, o sistema automaticamente preencherá a numeração do documento e o valor da cobrança com base no valor da nota.

É importante informar que a sua conta corrente deve estar cadastrada no sistema no menu Usuário > Cadastros > Contas Bancárias para poder ser selecionada, assim como o seu fornecedor que precisa estar cadastrado no menu Negócios > Empresas e Pessoas.

Caso você tenha um pagamento que foi dividida, também é possível parcelar. Basta clicar no botão de "Criar mais de um pagamento".

Você conseguirá colocar uma data de sinal e as quantidades das parcelas. O sistema automaticamente irá preencher os valores das parcelas, mas são campos que você pode editar.

Caso a sua conta já tenha sido paga parcial ou totalmente, é possível selecionar a opção "Pago" dentro do pagamento que está sendo cadastrado e adicionar as informações de data e valores do pagamento realizado. Também é possível adicionar mais informações no campo de "Mais Informações" ou anexar algum documento no campo de "Anexos".

Na aba "Mais informações", você também pode vincular o pagamento em um processo cadastrado, além de marcar se ela compõe ou não o custo das mercadorias, o responsável pelo pagamento e a categoria da despesa. Também é possível adicionar tags para identificar as contas e torná-las mais organizadas.

Assim que selecionar o processo e marcar a opção de compor custo ou não, pagamento vai ficar salvo dentro do seu processo.


Ao final, o pagamento será apresentada da seguinte forma:

3. Como realizar a baixa de um pagamento?

Para realizar a baixa no pagamento, siga esses passos:

  • Acesse Financeiro > Pagamentos;

  • Na cobrança que você deseja dar baixa, clique em "Dar baixa" e preencha as informações dos valores. Você deve preencher as informações de Data de pagamento, Valor pago, Descontos/Taxas, Juros/Multa e Valor Líquido (caso necessário).

Se o pagamento for parcial, você pode selecionar a opção "Pagamento Parcial" que permite que você informe um valor que foi pago na cobrança. Dessa forma, o sistema vai gerar uma nova cobrança com o valor faltante deste pagamento.

Importante: Para conseguir realizar essas ações na tela de pagamentos, é importante que o seu usuário tenha acesso os acessos abaixo liberados. Para realizar a liberação, o usuário administrador deve ir ao Menu Usuário > Usuários Ativos e no usuário que deseja altera, seta ao lado de Visualizar > Alterar.

Com este artigo, esperamos tornar a gestão dos seus pagamentos mais ágil e transparente, simplificando o dia a dia da sua empresa. 😁



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