O que é GTIN?
GTIN, acrônimo para Global Trade Item Number é um identificador para itens comerciais desenvolvido e controlado pela GS1, antiga EAN/UCC. GTINs, anteriormente chamado códigos EAN, são atribuídos para qualquer item (produto ou serviço) que pode ser precificado, pedido ou faturado em qualquer ponto da cadeia de suprimentos.
O GTIN é utilizado para recuperar informação pré-definida e abrange desde as matérias primas até produtos acabados. É um termo “guarda-chuva” para descrever toda a família de identificação das estruturas de dados GS1 para itens comerciais (produtos e serviços).
De modo geral, GTINs podem ter o tamanho de 8, 12, 13 ou 14 dígitos e podem ser construídos utilizando qualquer uma das quatro estruturas de numeração dependendo da aplicação. Para maiores informações, clique aqui.
E como incluir o GTIN no produto cadastrado no Sistema da Mainô?
Para alguns produtos, o código de barras tem que sair no XML, mas não no DANFE. Para isso, basta colocar no cadastro do produto o código de barras :D
Para isso, acesse Estoque > Produtos em Estoque, em seta ao lado de visualizar do produto que deseja inserir o código, clique em "Alterar", agora na aba lateral clique em "Mais Informações", nessa aba tem um campo próprio chamado Código de Barras GTIN, pode preencher com o código do produto, caso já tenha.
Espero que tenha ajudado :)
Tenha um ótimo dia!