Os códigos de barras são utilizados para representar uma numeração atribuída a produtos, unidades logísticas, localizações, ativos fixos e retornáveis, documentos, contêineres, cargas e serviços, facilitando a captura de dados através de leitores e coletores de código de barras, propiciando a automação de processos, trazendo eficiência, maior controle e confiabilidade para a empresa.
Aqui no Mainô, você pode utilizar tanto o código GTIN (Número Global do Item Comercial), que se trata de um padrão criado e administrado pela GS1 (É ele que aparece abaixo dos códigos de barras, amplamente utilizados no varejo físico para identificação de produtos), quanto gerar os próprios códigos para uso interno.
Código GTIN
Sua forma mais comum é de 13 dígitos, podendo também ser formado por 8, 12 ou 14 dígitos. É utilizado para recuperar informações pré-definidas e abrange desde matérias primas a produtos acabados.
Esse código precisa ser usado nas notas fiscais, e precisa ser reconhecido e autorizado de acordo com a Organização GS1. Para saber mais, acesse: https://www.gs1br.org/.
Para inserir um código GTIN válido em seu produto já cadastrado no estoque, basta seguir o seguinte caminho:
Estoque > Produtos em estoque > Localiza o produto> Seta ao lado de Visualizar > Alterar > Mais informações > e adicione o código no campo indicado na imagem abaixo.
Código Interno
Além de utilizar o código GTIN, você também pode gerar os próprios códigos de barras de uso interno, mas saiba que, embora sejam gerados de acordo com a regra do GS1, não são código autorizados, ou seja, não podem ser informados no campo de GTIN do produto para que saia nas notas fiscais.
Para inseri-lo em seu produto, vá em Estoque > Produtos em estoque > Localiza o produto> Seta ao lado de Visualizar > Alterar > Mais informações > e adicione o código no campo indicado na imagem abaixo.
Quando você informar o código de barras interno ou GTIN dentro do cadastro do produto no estoque, ele poderá ser recuperado por leitores de códigos de barras, será utilizado para localizar o produto quando você o estiver buscando em seu pedido de venda ou cupom fiscal.
Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!