Todas as coleções
Fiscal
Parametrizações / Configurações fiscais
Para que serve o Código de Segurança do Contribuinte (CSC)?
Para que serve o Código de Segurança do Contribuinte (CSC)?

Saiba o que é e como utilizar no Mainô.

Suporte da Mainô avatar
Escrito por Suporte da Mainô
Atualizado há mais de uma semana

Mais conhecido como CSC, este é um código alfanumérico (que mistura letras e números) utilizado para garantir a autenticidade de uma Nota Fiscal do Consumidor (NFC-e), ou seja, é por meio deste código que se garante maior segurança do processo, evitando quaisquer ações fraudulentas.

Essa segurança acontece porque, vinculado ao CSC, é gerado o QR-code presente na NFC-e, e somente com ele em mãos é possível emitir uma NF-e.

Por isso é tão importante que este código seja inserido no Mainô. Mas como fazer isso? Não se preocupe, vamos te ensinar aqui!



Como gerar o CSC?

Apesar do CSC ter sido implementado em todo o Brasil, a forma de gerar este código ainda não é unificada, depende de qual estado do país a sua empresa se encontra. Assim, é preciso que primeiramente você busque por "CSC" no site da SEFAZ, para saber qual é o código referente ao seu estado.

Ao gerar o código CSC, você terá acesso também ao ID do Código CSC, que é importante que você o salve, pois esta informação será necessária.

Depois disso, é hora de inserir as informações no Mainô.

Acesse o sistema, clique no menu Fiscal > Configuração da NFC-e, preencha os campos "Código de Segurança do Contribuinte - CSC" e "Identificador do Código de Segurança do Contribuinte - CSC", e pronto, só salvar!


Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!

Respondeu à sua pergunta?