Todas as coleções
Importação
Como funciona o Monitoramento de Embarque?
Como funciona o Monitoramento de Embarque?

Saiba como utilizar a funcionalidade de monitoramento de embarque e acompanhe suas rotas em tempo real.

Leonardo Fonseca avatar
Escrito por Leonardo Fonseca
Atualizado há mais de uma semana

O processo de importação envolve etapas muito importantes e que precisam de atenção para que tudo ocorra bem. Pensando nisso, o Mainô possui a funcionalidade de Monitoramento de Embarque, onde o usuário importador pode acompanhar a rota dos seus embarques marítimos instantaneamente com alertas de cargas, desde o seu embarque no exterior até a última etapa da liberação aduaneira.


1) Como funciona o Rastreamento de embarque?

Após ativar a funcionalidade na sua conta, clique no menu Comex > Monitoramento de embarques. Para iniciar o monitoramento, é necessário cadastrar o embarque. Basta selecionar “Cadastrar embarque” e preencher os campos, selecionando o processo relacionado a essa importação/exportação, o número do container, a modalidade e o número do BL. 

Dessa forma, o campo de Modalidade define qual é a modalidade do embarque, sendo “Exportação” ou “Importação”, e o campo para o número do BL será necessário para garantir o acesso às informações aduaneiras do embarque. Por fim, é preciso ter o número do container da carga, pois é com ele que o sistema tem acesso a toda informação logística.

Após o cadastro do embarque, as atualizações serão feitas automaticamente, sem precisar de qualquer ação manual.

2) Quais são as informações que consigo acompanhar pelo monitoramento?

É possível rastrear cargas em modal de transporte marítimo através do número do container e acessar dados aduaneiros por meio do número do BL (Bill of Landing). Assim, são disponibilizadas informações logísticas da carga e informações aduaneiras.

Pelo número do container, é possível visualizar informações como: status, linha do tempo, ETA, Navio, IMO do Navio e sua localização no mapa. Tudo em tempo real!

Ao cadastrar o número do BL, será possível, ainda, ter acesso às informações aduaneiras do container, como: CE, CE Master, Valor do frete, Recolhimento do frete, Moeda do frete, HS Code, Tipo de tráfego, Manifesto, Observações CE Mercante e a Descrição da mercadoria.

Cadastrando o representante para ter acesso aos dados aduaneiros

É necessário que o despachante aduaneiro responsável habilite seu CPF no Portal Único de Comércio Exterior para que as informações aduaneiras possam ser acessadas através do número do BL.

Clique no botão abaixo para saber como fazer o cadastro.

3) Como conseguir o número do container?

O número do container é liberado antes da carga ser embarcada e pode ser localizado no documento do BL - Bill of Lading. Se não existir um campo próprio pra ele, ele pode ser localizado no campo destinado para marcação e números.

Exemplo:

O código do container é formado por 4 (quatro) letras e 7 (sete) números.
Ex: ABCD1234567.

4) Dados da listagem de embarques

Na listagem de embarque é possível ver os dados do número do container, país e porto de origem, país e porto de destino, status atual do embarque, número do BL e processo.

rastreamento de embarque Mainô

5) Como acompanhar a atualização dos status do embarque?

Quando o status do embarque é atualizado, o sistema cria uma notificação de alerta no menu de Novidades do sistema, como pode ser visto na imagem abaixo.

Vale ressaltar que é enviado um e-mail sobre a atualização do status e da data de ETA para o usuário administrador e qualquer outro usuário que tenha acesso à funcionalidade.

Além disso, desenvolvemos uma funcionalidade para disponibilizar a atualização de status não apenas para o usuário administrador, mas também para os seus clientes.

Para disponibilizar a atualização para o cliente, clique em seta ao lado de Visualizar > E-mail.

O usuário administrador poderá digitar o endereço de e-mail de destino (do cliente) para enviar a atualização de status e, caso ele já esteja cadastrado dentro do processo, seu endereço de e-mail aparecerá automaticamente no campo.

Veja um exemplo de e-mail enviado a partir da seleção do botão "Enviar por e-mail".

6) Quais são os status disponíveis?

Confira abaixo quais são os status de logística internacional.

Status disponíveis de logística internacional

  • Aguardando Carregamento no Navio;

  • Carregado a bordo;

  • Saída do Navio;

  • Descarregado no Porto de Transbordo;

  • Carregado no Porto de Transbordo;

  • Chegada do Navio;

  • Descarregado no Porto de Destino;

  • Não Encontrado;

  • Container Vazio Retirado;

  • Container Coletado na Origem;

  • Chegada Porto de Carregamento;

  • Trânsito Terrestre;

  • Transbordo Navio;

  • Chegada Porto Transbordo;

  • Atraso Transbordo;

  • Saída Porto Transbordo;

  • Entregue para Transporte;

  • Entrega Concluída;

  • Container Vazio Devolvido.



7) Vínculo com o processo

Outra possibilidade na funcionalidade é a de vincular o container cadastrado ao processo onde consta as outras informações relacionadas ao processo de importação/exportação da mercadoria.

O vínculo é feito no momento do cadastro do container, onde você poderá selecionar o processo desejado, como pode ser visto no exemplo abaixo. As informações do container serão atualizadas dentro do processo depois que o processo for vinculado ao monitoramento de embarque.

Quando um processo é vinculado a um monitoramento de embarque as informações do container serão atualizadas dentro do processo. Será atualizados dos dados da aba de “Embarques”.


​Você também pode vincular um processo mesmo depois do container estar cadastrado no sistema. Para isso basta clicar em seta ao lado de Visualizar > Vincular Processo.

8) Como funciona as atualizações das informações?

A data de ETA pode ser atualizada dependendo do status do container e do tempo de navegação. As informações do container serão atualizadas sempre que ele estiver um novo status identificado.

9) Adicionar um número de BL em um embarque já cadastrado

Caso o embarque já tenha sido cadastrado sem adicionar o número do BL em seu cadastro, será possível adicionar o número do BL clicando em Monitoramento de embarque > Visualizar embarque. Dessa forma, basta apenas selecionar o botão e inserir o número do BL relacionado ao embarque em específico.

monitoramento de embarque

10) Acompanhamento da rota do container no navio

Após o cadastro do container é possível ver em um mapa todo o caminho do container através da rota do navio, mostrando o ponto de partida do porto de origem até o ponto final no porto de destino, além da localização atual do container.

11) Dashboard de resumo dos containers

O dashboard é uma forma de visualizar o resumo dos containers de embarques cadastrados. Nesse caso, através do dashboard é possível acompanhar os containers que estão agudando o embarque e aqueles que já estão em trânsito para o porto de destino.

Também é possível filtrar pelo número do container e pelo processo para encontrá-lo de forma mais ágil e acompanhar o seu status.

12) Relatório em excel dos rastreamentos

Você também consegue extrair um relatório em excel com todos os dados de monitoramento do containers cadastrados. Para isso, basta clicar no ícone do excel, como você pode ver na imagem abaixo.

12) Relatório de Status do processo

O Relatório de Status contém as informações do status do container daquele processo quando ele está sendo monitorado através da funcionalidade de Monitoramento de embarques.

O relatório traz a quantidade de processos ativos daquele cliente, o número do processo, a via, a categoria do produto, a etapa atual, o status do container monitorado e as datas de embarque e previsão de chegada. Para ter os dados sincronizados com o Monitoramento, basta vincular um processo no container ao cadastrá-lo. Para extrair o PDF, vá no processo e clique em seta ao lado de Visualizar>Relatório de Status.


Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!

Respondeu à sua pergunta?