O processo é um formulário onde consta as informações detalhadas da sua operação, como por exemplo, o tipo de processo (importação ou exportação), pagamentos e recebimentos e os valores pagos e recebidos que não constam na nota de importação (ou exportação).
Os processos serão divididos em:
Pré-embarque;
Embarque;
Despacho aduaneiro;
Pagamentos;
Prestação de Contas;
Finalizado.
Mas você também pode criar novas etapas, no botão de configuração > configurar etapas.
Para cadastrar um processo, basta ir no menu Comex > Controle de Processos e clicar em Adicionar processo. Uma janela irá abrir para você efetuar o cadastro do processo, que será a etapa de Pré-embarque.
Pré-embarque
Nessa tela você irá preencher todas as informações necessárias para o processo, mas somente os campos com * são obrigatórios. Ao clicar em Continuar, o sistema irá te redirecionar para uma nova janela onde você deverá preencher as informações solicitadas.
Numerário
Essa aba aparece apenas quando é selecionado Conta e Ordem ou Encomenda no campo Modalidade ao fazer o cadastro do processo.
O numerário é um documento que auxilia as tradings e despachantes no controle das despesas do processo de importação ou exportação.
Para saber mais como gerar a solicitação de numerário, acesse o artigo abaixo:
Pagamentos
Nessa aba é onde será feito o cadastro de uma conta a pagar (previsão de despesa) para os gastos que existirão durante o processo da importação e que não são informados na nota de entrada de importação. Exemplo: custos com armazenamento, pagamento do despachante, etc.
O sistema trará os impostos já cadastrados, como pagamentos para serem preenchidos, mas não são obrigatórios, o cadastro desses valores é opcional.
Se quiser que esse pagamento componha o custo dos produtos no estoque, deixe a opção "Compõe o custo das mercadorias" marcado, se não, desmarque.
Tipos de pagamento
Essa funcionalidade permite cadastrar os tipos de pagamentos padrões que precisam ser informados em cada processo. Por exemplo, aqueles pagamentos fixos que sempre precisaram ser cadastrados a cada novo processo criado, como a taxa da marinha (AFRMM).
Para adicionar um novo tipo de pagamento, na página de Processos, clique no ícone ao lado de Cadastrar Processo e na página seguinte clique em Configurar tipos de pagamento.
Os pagamentos de impostos que já aparecem como padrão no processo já vão vir ativados, mas é possível alterar as informações ou inativar. Quando o pagamento está marcado como Padrão é porque ele vai sempre aparecer a cada processo novo criado.
⚠ Os pagamentos padrões de impostos não podem ser apagados, apenas inativados.
Recebimentos
Essa aba aparece apenas quando é selecionado Conta e Ordem ou Encomenda no campo Modalidade ao fazer o cadastro do processo.
Onde é possível cadastrar uma conta a receber para os recebimentos previstos durante o processo da importação. Exemplo: adiantamento de valores, honorários, etc.
Se quiser que esse recebimento seja deduzido no custo dos produtos no estoque, marque a opção "Deduz no custo das mercadorias".
Comprovantes e anexos
Aqui você poderá anexar os documentos relacionados ao processo. Para anexar, basta clicar em Escolher arquivo e escolher a Categoria que aquele documento representa.
Os documentos ficarão listados em suas categoria e podem ser removidos a qualquer momento. Para isso, basta clicar em Remover.
Você também consegue gerar um dossiê com todos os documentos anexados em uma pasta .zip. |
Embarque
Nesta aba você irá preencher todas as informações do embarque. Além do Navio, CE, ETA, entre outros, você também pode selecionar o status do embarque.
Despacho aduaneiro
Onde é informado os dados de desembaraço da sua declaração de importação. Você também pode vincular o processo a uma DI importada no sistema. Basta clicar em DI e selecionar a DI desejada.
Prestação de contas
Essa aba aparece apenas quando é selecionado Conta e Ordem ou Encomenda no campo Modalidade ao fazer o cadastro do processo.
Essa aba só aparecerá caso seja selecionado Conta e Ordem ou Encomenda no campo Modalidade ao fazer o cadastro do processo.
É onde contém todas as despesas e receitas do processo, trazendo um detalhamento de todas as entradas e saídas financeiras relacionadas a ele.
Você também pode informar um valor de saldo inicial, para que ele seja contabilizado na conciliação financeira. Além disso, também é possível transferir o saldo restante para um outro processo do mesmo cliente.
Essa funcionalidade é muito importante para tradings que utilizam com seus clientes um modelo comercial semelhante a uma conta corrente por processo.
Quando um saldo é transferido, fica como uma transferência debitada na prestação de contas, com a informação do processo que recebeu a transferência, zerando assim o saldo final.
O mesmo acontece quando um processo recebe uma transferência. Ele fica como uma transferência recebida na prestação de contas, com a informação do processo que enviou a transferência.
Extras
A funcionalidade de Processos também possui algumas funções extras que podem ajudar bastante no seu dia a dia. Confira abaixo!
Dossiê
Quando um processo tem anexos, ao clicar em Dossiê é gerado um arquivo em .zip com todos os documentos anexados, o PDF da Solicitação de Numerário e um PDF com a listagem de documentos separados por categorias.
O PDF com a listagem dos documentos tem um link para download direto do documento.
Processos em cards
Você pode também visualizar os processos em um board, onde cada processo fica como um card em sua determinada etapa. É possível mover o card para a etapa que desejar, com isso, o sistema atualiza automaticamente a etapa dentro do processo. Isso facilita a visualização dos processos em cada etapa.
Listagem de Processos
Na tela de Processos, com a visualização em tabela, você consegue ver todos os seus processos cadastrados. Também é possível fazer a alteração de etapa em massa. Para isso, basta selecionar os processos que deseja e clicar em Alterar etapa dos processos.
🎥 VÍDEO: Processos
Você também pode conferir esse passo a passo em vídeo.