Olá Mainoense! Já conhece o menu CRM? Ele é o menu localizado na aba superior da sua janela, e seu nome é a abreviação de Customer Relationship Management, (traduzindo: gerenciamento de relacionamento com o cliente).

Este menu, te dá acesso a:

Mas calma! Neste artigo vamos falar apenas do campo “Empresas e Pessoas”, que é o submenu destinado ao cadastro dos seus stakeholders, e se você não sabe o que isso significa, fica tranquilo, stakeholders é o termo utilizado para se referir às partes interessadas na sua operação, como clientes, fornecedores e parceiros. Fácil né?

Para cadastrar um stakeholders, basta ir em CRM > Empresas e Pessoas > Novo. Neste momento o sistema vai abrir uma aba te dando a opção de escolher qual tipo de cadastro você deseja fazer.

Escolha entre as opções fornecedor, fabricante, cliente e transportadoras e informe o nº de documento para cadastro.Vale ressaltar que o sistema permite que um mesmo stakeholder possua mais de um tipo de cadastro, ou seja, você pode ter um cliente que é também um fornecedor, ou um fabricante que é também um cliente.

*Observação*: Ao preencher o nº de CPF ou CNPJ, o sistema fará uma busca na base de dados Bigdata Corp (parceiro Mainô), e os dados serão preenchidos automaticamente. Mas não deixe de dar aquela conferida, só pra saber se está tudo de acordo com as suas informações.

Para facilitar o entendimento, veja o GIF abaixo:

Após clicar em salvar, o cadastro será criado e você será direcionado a uma tela que centraliza todas as interação feitas com esse usuário.

*Lembrando que, as abas são personalizadas de acordo com o tipo de usuário.

Caso o cadastro possua alguma pendência de informação, na aba “Dados Gerais” aparecerá uma tag (etiqueta) vermelha logo abaixo da imagem/foto. Para saber quais informações estão pendentes, basta correr o mouse sobre a tag que aparecerá uma caixa de diálogo com os campos que precisam ser corrigidos/preenchidos.

Depois de corrigido, e/ou o cadastro estando completo, a etiqueta ficará verde:

Prontinho! Agora você tem o cadastro pronto e já pode partir para a emissão da sua nota fiscal. :D

Encontrou sua resposta?