Versão lançada em 27/12/2017 (Novidade: Módulo de Cotações)
Lorrayne avatar
Escrito por Lorrayne
Atualizado há mais de uma semana

Neste fim de ano estamos lançando uma nova versão do sistema com uma novidade muito requisitada: O módulo de cotações.

O que é o Módulo de Cotações?

A mais nova funcionalidade do sistema tem como finalidade cotar produtos de diferentes fornecedores e assim realizar uma comparação direta em tempo real para saber qual é a escolha ideal para o cliente. Você vai poder comparar diferentes produtos, câmbios, quantidades e valores, tudo calculado na hora, automaticamente.

Como utilizar o Módulo de Cotações?

O acesso ao módulo de cotações será feito através do menu Operações, submenu Cotações. Ao acessar este submenu, você verá a listagem de cotações.

Seu primeiro passo será cadastrar uma nova cotação, clicando no botão "Novo". Insira um código (que será utilizado para identificar a cotação), uma descrição e uma data de início e fim para iniciar a cotação. Em seguida, clique no botão "Salvar".

Com a cotação criada, vamos agora incluir um ou mais fornecedores participantes da cotação.

A inclusão de um fornecedor na cotação consiste em selecionar um fornecedor, a moeda, o câmbio dessa moeda (para cotações internacionais), uma condição de proposta e um arquivo de proposta. Você também pode cadastrar um novo fornecedor no sistema diretamente por essa tela, sem precisar ir até o CRM, tornando seu trabalho mais ágil e efetivo.

Nosso próximo passo é cadastrar os produtos desta cotação. Repare que aqui também podemos escolher um produto já existente ou cadastrar um novo produto no estoque através dessa tela, proporcionando agilidade no cadastro.

Com os fornecedores e produtos incluídos na cotação, salve a mesma. Você será redirecionado novamente a listagem de cotações. No menu de contexto da cotação, selecione a opção "Preencher" para preencher os valores dos produtos conforme o informado pelos fornecedores.

O cálculo do Total é feito automaticamente seguindo o somatório dos produtos da coluna do fornecedor com a seguinte fórmula:

(valor inserido * quantidade do produto * câmbio)

Obs: Caso a moeda cotada seja o real, o câmbio será sempre R$ 1,00.

Com os valores preenchidos, clique em salvar. O sistema redirecionará para a listagem de cotações novamente. no menu de contexto da cotação, clique em "Finalizar".

Nessa tela é possível redefinir as datas de início e fim da cotação se necessário e, então, escolher o fornecedor vencedor da cotação. Selecione o vencedor e clique em Salvar.

Você será redirecionado para a tela com um resumo da cotação, indicando o fornecedor vencedor.

Ao voltar a listagem, repare que a cotação finalizada fica em uma aba diferente e é possível reabrir ou visualizar a cotação.

Caso seja selecionada a opção Reabrir, a cotação retornará para a listagem de cotações em aberto, e poderemos novamente alterar, preencher e finalizar a cotação.

Respondeu à sua pergunta?