O relatório financeiro é a maneira que você possui de visualizar um resumo com os totais de todas as receitas e despesas da sua empresa relacionadas aos Centros de Custos de determinado período. Se você ainda não sabe o que são os centros de custos e como cadastrá-los na Mainô, clique no botão abaixo:
Para ter acesso ao relatório financeiro acesso o menu Financeiro > Submenu relatórios > Relatório Financeiro.
Nessa tela, o sistema vai te apresentar um resumo com base nas informações inseridas no filtro, e é através dele que você vai informar a maneira a qual deseja visualizar as informações. Você pode filtrar as contas por período e competência ou por período de liquidação, que é a data de vencimento de cada conta. Outras opções presentes no filtro são: Período, tipo de lançamento (Receita, despesa ou ambos), centro de custos, plano de contas e cliente/fornecedor.
Após selecionar as opções de filtro para visualização das informações, o sistema vai apresentar na tela um resumo com as receitas e despesas com base nos centros de custo para os respectivos meses com os seus somatórios.
Você possui a opção de extração dos dados em Excel em três formatos diferentes:
Detalhado: Onde o sistema vai trazer o detalhamento de todas as contas presentes no respectivo período utilizado no filtro;
Resumido: O sistema vai extrair as informações de acordo com os dados visualizados no sistema;
Discriminado: Serão discriminadas todas as contas referentes a receitas, despesas, receitas em atraso e despesas em atraso.
É importante lembrar que esse relatório tem como base a utilização do Centros de custos, você consegue cadastrar essa informação nas suas cobranças manualmente e esse campo também fica disponível ao cadastrar uma cobrança no orçamento/pedido de venda ou fatura proforma/comercial, assim ao transmitir a sua NF-e o sistema já vai cadastrar a cobrança no seu financeiro com essa informação.
Espero ter ajudado! 😉