O centro de custo é uma ferramenta de gestão financeira que classifica os lançamentos financeiros da empresa, geralmente em setores, para melhorar o gerenciamento destes lançamentos e aprimorar a análise financeira.
A informação dos centros de custos também sai no relatório financeiro, o que possibilita que você analise suas movimentações financeiras com mais profundidade, ajudando a identificar quais departamentos ou projetos estão com mais ou menos gastos, além de diversos outros tipos de análises.
Para conhecer mais sobre o relatório financeiro, clique no botão abaixo:
Diferença do Centro de Custo para o Plano de Contas Financeiro
Por mais que o centro de custo e o plano de contas financeiro sejam parecidos, eles tem algumas características que os diferenciam.
O centro de custo é uma ferramenta utilizada para o aprimoramento da análise financeira, permitindo que você classifique suas movimentações de acordo com contexto da sua organização. Por exemplo, se há a necessidade de medir os gastos de cada departamento da sua empresa, a utilização do centro de custo é a ferramenta ideal para isso. Basta criar um centro de custo para cada departamento, e assim ter sua gestão financeira facilitada.
Já o plano de contas financeiro serve para organizar suas contas com um tipo especifico de receita ou despesa. Mesmo que o plano de contas também possa ter finalidade analítica, seu uso é diferente do centro de custo. Podemos usar como exemplo os planos de contas de Vendas de Produtos ou Despesas com Frete.
Para maiores conhecimentos sobre o plano de contas, acesse o artigo:
Como cadastrar centros de custos
Para cadastrar os seus centros de custos, basta clicar no Módulo Financeiro e em Cadastros selecionar a opção Centros de Custos. Para cadastrar um centro de custo, basta selecionar a opção cadastrar, nomear o centro de custo e salvar.
Nesta tela você ainda pode fazer três operações, que são:
Alterar: Basta clicar no botão alterar e você vai poder renomear o centro de custo;
Inativar: Clicando na seta ao lado do botão de Alterar, basta selecionar a opção inativar. Com isso, o centro de custo não aparecerá no lançamento de contas.
Excluir: Clicando na seta ao lado do botão de Alterar, basta selecionar a opção de excluir. Isso excluirá o cadastro do centro do custo.
Com os centros de custos cadastrados, é possível vincula-los as movimentações financeiras. Para isso, é só clicar no campo de Centro de Custo quando estiver cadastrando uma cobrança, e selecionar o centro de custo desejado.
O campo Centro de custo fica disponível tanto na criação de cobranças manualmente nos menus Contas a receber e Contas a pagar, quanto na aba de cobranças nos orçamentos/pedidos de vendas ou faturas proformas/comerciais.
Eu espero que este artigo tenha te ajudado! 😉
🎥 VÍDEO: Centro de custos
Você também pode conferir mais sobre centro de custos nesse passo a passo no vídeo abaixo.