O processo logístico de toda empresa deve ser devidamente construído e pensado para se obter os melhores resultados, uma vez que se trata de uma das áreas mais sensíveis e que pode levar o negócio à falência.
O controle de estoque é muito importante para manter o negócio saudável e pensando nisso a Mainô desenvolveu o Checkout de pedidos. Essa funcionalidade é
ligada à operação de conferência dos produtos nos pedidos de venda, para
encaminhar eles para expedição, evitando possíveis erros de conferência e garantindo mais segurança ao processo.
Primeiro você precisa ter a funcionalidade ativa. Para ativar, vá em Usuários > Configurações, e na aba de Pedidos de venda, você vai marcar a opção "Sim" para habilitar o checkout, como você pode ver na imagem abaixo.
Pronto, está habilitado! Agora para fazer a conferência do pedido, o pedido de venda precisa estar gerado. Em CRM > Pedidos de venda, você pode conferir se o pedido está lá. O sistema vai deixar uma tag ao lado do pedido com o nome de Aguardando conferência, e o pedido não tem a opção de gerar NF-e.
O próximo passo é acessar o menu CRM, submenu Checkout de Pedidos. A tela vai apresentar a listagem de pedidos selecionados que já foram checados ou ainda estão em processo de checagem.
Para adicionar o pedido para checagem, basta clicar no botão Registrar nova conferência, em seguida Insira o número do pedido e Prosseguir.
Agora é só preencher o código do produto, pode ser manualmente, copiando e colando ou usando leitor de códigos de barras e em seguida a quantidade do produto conferido.
Caso seja necessário parar a checagem desse pedido e depois retornar, o sistema armazena a conferência já feita e permite que você retorne clicando no botão Conferir.
Quando a conferência não é finalizada, a tag na tela de pedido de venda é atualizada para Conferência em andamento.
Assim que clicar em conferir, a tela de conferência vai abrir novamente e permitir a continuação da checagem do pedido.
Lembrando que toda conferência feita, além de mostrar os status, também fica registrado o usuários que fez a checagem dos itens, dessa forma o processo se torna mais seguro e confiável.
Depois do pedido conferido no submenu Checkout de pedidos, é só acessar o submenu Pedidos de venda, agora o sistema apresenta o pedido com a tag Conferido, aguardando nota fiscal, assim se torna possível a geração da NF-e para transmissão e posterior entrega ao cliente.
🎥 VÍDEO: Checkout de Pedidos. Como utilizar?
Você também pode conferir esse passo a passo em vídeo.