Passar para o conteúdo principal

Como fazer uma venda?

Saiba como fazer pedido de venda e sua emissão de NF-e

Suporte da Mainô avatar
Escrito por Suporte da Mainô
Atualizado essa semana

O que você vai aprender nesse artigo:

  1. Como fazer um orçamento ou pedido de venda;

  2. Conhecer as abas do orçamento ou pedido de venda.

A melhor forma de fazer uma Nota Fiscal de Venda no sistema é por meio do pedido de venda. Com a venda criada, não apenas a nota fiscal é gerada, mas o estoque também é reservado. Além disso, quando a nota fiscal é autorizada, o sistema calcula as comissões dos representantes e gera o contas a receber de acordo com as informações de cobrança do pedido. Você também pode começar a sua operação de venda através do orçamento.

  • Orçamento: Representa uma previsão de venda. Os produtos não são reservados no estoque.

  • Pedido de venda: Gera o faturamento e a emissão da NF-e. Os produtos são reservados no estoque.

Para realizar uma venda no sistema da Mainô, siga os passos abaixo:

  • Acesse o menu Negócios > Pedidos de venda;

  • Na tela de pedidos de venda, clique em "Adicionar orçamento" ou "Adicionar Pedido".

1. Preenchendo a aba Informações Gerais

Na aba Informações Gerais, informe os dados principais do pedido:

  • Cliente: Informe o nome do cliente que solicitou o pedido. Assim que você começar a digitar, o sistema buscará automaticamente na base de dados para verificar se já existe um cadastro. Caso o cliente não esteja registrado, clique em "criar novo" para adicioná-lo diretamente pelo pedido de venda.

  • Número do Pedido: Esse campo é preenchido automaticamente com um número sequencial, mas você pode alterar manualmente se necessário. Importante: o número do pedido não corresponde ao número da Nota Fiscal.

  • Data da Venda: Informe a data em que o pedido está sendo realizado. O sistema sugerirá a data atual por padrão.

  • Observações: Utilize esse campo para adicionar comentários ou instruções adicionais referentes ao pedido.

  • Representante de Venda: Informe o representante de venda responsável ao pedido.

O sistema permite que se cadastre representantes de venda vinculados aos seus orçamentos/pedidos, facilitando o cálculo das comissões. Mas para isso, primeiro é preciso habilitar a funcionalidade de representantes de venda e cadastrá-los no sistema. Para saber como vincular um representante ao seu orçamento/pedido basta acessar o artigo abaixo:

2. Preenchendo a aba Produtos

Nesta aba, você pode incluir produtos no seu pedido.

  • Adicionar um produto por vez: Clique no botão Adicionar um produto e busque pelo código ou descrição. Certifique-se de que o produto já esteja cadastrado no estoque. Caso não encontre, acesse Estoque > Produtos para verificar se o item existe e possui quantidade disponível para venda.

  • Adicionar produtos em massa: Utilize esta opção para incluir vários itens de uma única nota fiscal. Você pode importar a quantidade total ou parcial de uma nota do fornecedor, de uma nota de entrada ou de uma declaração de importação.

3. Preenchendo a aba Transporte/Outros (opcional)

Também é possível incluir no pedido as informações de transporte. Acessando a aba Transporte/Outros, você poderá preencher campos como:

  • Transportadora

  • Placa do veículo

  • Valor do frete

  • Outras despesas

  • Peso bruto e líquido

  • Marca, quantidade, espécie e numeração dos volumes transportados

4. Preenchendo a aba Cobrança (opcional)

Nessa tela você irá definir como será cobrado o valor do pedido ao seu cliente, as informações da cobrança irão alimentar o seu financeiro automaticamente após a transmissão da nota fiscal.

Para entender um pouco mais sobre o cadastro da cobrança, veja esse artigo aqui:

Se você cadastrou um orçamento, após a usa criação será possível aprová-lo para que se torne um pedido de venda.

Além disso, você pode reprovar, arquivar, alterar ou apagar o orçamento a qualquer momento! Para isso, basta ir em seta ao lado de "Aprovar" e clicar em uma das opções.

Depois do pedido de venda criado, caso necessário, também é possível fazer com que ele volte a ser um orçamento. Basta clicar em seta ao lado de Gerar NF-e > Voltar a ser orçamento.

Por fim, basta você gerar a sua NF-e de venda clicando em Gerar NF-e.

Para conferir a sua nota, é só clicar no link com a numeração dela.

Depois disso, se estiver tudo correto, você só precisa transmiti-la!

Abaixo você pode conferir nosso vídeo sobre como fazer a sua venda (pedido de venda), caso prefira esse tipo de tutorial. Aproveite! 😊



🎥 VÍDEO: Como fazer um pedido de venda

Você também pode conferir esse passo a passo e saber mais sobre pedido de venda no vídeo abaixo.


Respondeu à sua pergunta?