Para utilizar o módulo de câmbio do Mainô e realizar operações de fechamento de câmbio, é necessário cadastrar sua empresa na plataforma. Este cadastro será analisado pelo Ebury Bank, nosso banco parceiro especializado em soluções de câmbio. Conheça mais sobre a Ebury aqui.
O módulo de câmbio está disponível exclusivamente para empresas que realizam operações de importação e possuem planos ERP ou Xpert.
1) Quais são os documentos necessários para o cadastro?
Para realizar o cadastro da empresa, será necessário o envio de algumas informações e documentos. Solicitamos:
A média de faturamento mensal aproximada e o patrimônio líquido da empresa
Documento de identificação oficial com foto (RG, CNH ou passaporte) dos representantes legais, bem como os endereços completos de cada um deles
Cópia atualizada do Contrato Social da empresa
Informações financeiras
Média de faturamento mensal dos últimos 12 meses (valor aproximado);
Patrimônio líquido atual da empresa.
Documentação dos representantes legais
Documento de identificação oficial com foto (RG, CNH ou passaporte);
Endereço completo de cada representante legal.
Documentação da empresa
Contrato social atualizado (cópia digital).
2) Onde fazer o cadastro?
Passo 1: Acesse o módulo de Câmbio
Já dentro do sistema Mainô, acesse o módulo "Câmbio" no menu superior e clique na opção "Cadastros".
Passo 2: Inicie o cadastro
Na página de cadastros, você encontrará informações referentes ao cadastro da empresa e cadastro dos beneficiários. Clique no botão "Preencher cadastro".
Passo 3: Primeira etapa - Dados gerais da empresa
O cadastro da empresa é feito em etapas. Na primeira etapa, você deve começar preenchendo os dados gerais da empresa. Você precisará ter em mãos o valor médio aproximado do faturamento mensal dos últimos 12 meses e a estimativa de patrimônio líquido da empresa.
Atenção: Na subseção "Contas bancárias", adicione todas as contas bancárias que você utiliza ou utilizará para fazer o pagamento da moeda nacional nas operações de câmbio.
Passo 4: Segunda etapa - Contato
Na segunda etapa, "Contato", preencha os dados de um responsável da empresa que possa ser facilmente contatado caso sejam necessárias informações adicionais durante o processo de cadastro ou nas operações de câmbio.
Passo 5: Terceira etapa - Representantes legais
Na terceira etapa, preencha com os dados dos representantes legais da empresa (pelo menos um representante).
Atenção: Na subseção "Documento de identificação", dê preferência para versões digitais dos documentos, como a CNH. Se você salvou cada lado do documento em um arquivo diferente, informe o lado do documento ao anexar cada arquivo.
Passo 6: Quarta etapa - Contrato social
Na quarta e última etapa, é necessário anexar o contrato social da empresa. Há também a subseção “Quadro societário”, que será preenchida automaticamente pelo Ebury Bank com base no contrato social e em bases públicas. Caso as informações não sejam localizadas ou estejam incompletas, pode ser necessário preenchê-las de forma manual posteriormente.
Passo 7: Finalizando o cadastro
Ao concluir o preenchimento, clique no botão "Finalizar e enviar". O cadastro será enviado para análise, que pode levar até 5 dias úteis.
3) Quanto tempo levará para o cadastro ser aprovado?
A análise do cadastro da empresa pode levar até 5 dias úteis. Na tela de cadastros, você poderá acompanhar a situação de cada uma das etapas documentais preenchidas, que podem ser: “Enviado para análise”, “Aprovado” ou “Com erro”.
Precisa de ajuda? Entre em contato com nosso suporte através do chat ou e-mail suporte@maino.com.br.