Para realizar o seu fechamento de câmbio pelo Mainô, acesse o menu Câmbio > Fechamento de Câmbio.
OBS: Antes de realizar o seu primeiro fechamento de câmbio no Mainô, é necessário que você cadastre sua empresa e o beneficiário da operação. O cadastro da empresa leva de 3 a 5 dias para ser analisado. Por isso, faça o cadastro com antecedência.
Veja como é simples fazê-lo nesse artigo!
Na tela de fechamento de câmbio, você verá a dashboard que apresenta um gráfico com a variação cambial dos últimos períodos e um simulador de câmbio.
No simulador, basta digitar o valor desejado que ele automaticamente converte de dólar para real. Ao fazer uma simulação, retornamos o resultado da simulação com o spread incluído no valor efetivo (VET), dando a opção de prosseguir para a operação de câmbio.
Ao fazer uma simulação, a Ebury congela e garante a taxa de câmbio por exatos 5 minutos. Caso o tempo esgote, essa taxa será atualizada, mas você não perderá o progresso feito até o momento.
Após realizar a simulação e clicar em prosseguir, o usuário avança para a operação de câmbio.
Para concluir a operação e garantir o câmbio é necessário preencher algumas informações importantes, como a data de liquidação, beneficiário e dados sobre o embarque da mercadoria.
Quais são os tipos de liquidação que oferecemos?
Primeiramente, é válido destacar que ofertamos câmbio pronto para liquidação D0/D0*, D0/D1 e D0/D2 e D1/D2.
Observação: como ler D0/D0 e assim por diante? Essa nomenclatura diz respeito a data do pagamento/data da liquidação. Ou seja, D0/D1, você faz o pagamento no dia 0 (dia que a operação é feita) e o beneficiário receberá no dia 1 após a operação.
Operação D0/D0: você pode optar pela liquidação do câmbio D0 (mesmo dia da operação) até o horário limite de 15h30. Ou seja, se sua empresa precisa enviar um pagamento no dia atual, é necessário realizar a operação, enviar os documentos necessários e fazer o pagamento via PIX ou TED até às 15h30 do mesmo dia. Dessa forma, o time da Ebury tem o tempo necessário para analisar a operação e fazer o registro dela.
Operação D0/D1: para liquidação do câmbio D1 (dia seguinte à operação), você possui uma janela de tempo maior para realizar a operação, enviar os documentos e fazer o pagamento: até as 17h30 via PIX ou até 15h30 caso o pagamento seja via TED (ainda no D0, mesmo dia da operação).
Operação D0/D2 e D1/D2: para liquidação do câmbio D2 (dois dias seguintes à operação), você pode realizar o pagamento do câmbio tanto no dia da operação (D0) quanto no dia seguinte (D1), pois terá o prazo de enviar os documentos e fazer o pagamento até as 17h30 via PIX ou até 15h30 caso o pagamento seja via TED, do D1.
Quais são os tipos de operações?
Operações abaixo de 10k
Neste caso, não é necessário enviar documentos, apenas informar a previsão ou data de embarque. Em “Liquidação”, é possível escolher o dia em que será feita a liquidação do câmbio.
Por fim, também é preciso selecionar o beneficiário da operação. Lembre-se: a operação precisa ser concluída em 5 minutos, pois depois disso a taxa será atualizada.
Em “Resumo da operação”, você consegue ver todos os valores e taxas incluídos na operação.
Operações acima de 10k dólares, antecipado (mercadoria ainda não embarcou)
Neste caso, temos as mesmas etapas iniciais, mas com uma etapa adicional de envio de documentos.
Para operações de valor superior a U$10.000,00 dólares, em que a mercadoria ainda não embarcou, será preciso enviar dois documentos:
Número da Invoice;
Documento da Invoice (arquivo em PDF anexado).
Operações acima de 10k dólares, à vista (mercadoria embarcou, mas ainda não nacionalizada)
Já no caso da mercadoria já ter embarcado, mas ainda não há DI (Declaração de Importação), são necessários os seguintes documentos na etapa documental:
Número da Invoice;
Documento da Invoice (arquivo em PDF anexado);
Conhecimento de embarque (BL) assinado (arquivo em PDF anexado).
Operações acima de 10k dólares, postecipado (mercadoria embarcada e nacionalizada)
O início do processo também continua o mesmo. A diferença é que no caso postecipado, quando a mercadoria já embarcou e já foi nacionalizada (DI emitida), você deve fornecer:
Protocolo da DI;
Invoice (arquivo em PDF anexado);
DI ou DUIMP (arquivo em PDF anexado).
Valor total da compra: nesse campo, você deve informar o valor total da importação declarado na DI/DUIMP.
Valor pago na transação: nesse campo, você deve informar o quanto do valor daquela operação de câmbio, como na imagem ($10.000), vai ser enviado para aquela DI. Se a operação for para pagar somente uma DI/DUIMP, o valor pago na transação deve ser os próprios $10.000,00. Caso você adicione mais uma declaração, ou seja, esteja pagando com a operação de câmbio mais de uma DI, deve informar o valor total de cada DI e o quanto está sendo pago de cada declaração. Como por exemplo, $5.000,00 de uma e $5.000,00 de outra.
Como informar que a operação de câmbio será realizada para pagar duas importações?
Em todos os casos, o usuário encontrará o botão "Adicionar mais uma declaração", que possibilita a inclusão de mais declarações.
Como efetuar o pagamento da operação
A última etapa é o pagamento da operação. Nessa tela, você consegue visualizar todas as informações necessárias para efetuar o pagamento do câmbio, inclusive a chave PIX e dados de transferência bancária.
Lembre-se: para que a liquidação ocorra, você precisa pagar a operação antes do prazo expirar.
Ainda nessa tela, um pouco abaixo, você consegue visualizar que seu contrato de câmbio foi automaticamente registrado na funcionalidade de “Gestão de contratos de câmbio”. Para manter o controle total desse processo, pedimos informações adicionais:
Conta para pagamento;
DI/INVOICE 1;
DI/INVOICE 2.
Depois disso, é só salvar!
ATENÇÃO: as operações de câmbio só acontecem em dias úteis, respeitando também os feriados da bolsa de valores, das 09 às 18h da tarde.
Estipulamos o prazo de pagamento via PIX em alguns casos somente até as 17h30, pois é necessário um espaço de tempo para a Ebury receber e registrar a operação. Caso o você faça uma operação na quinta ou sexta-feira, os dias de liquidação podem ficar para segunda-feira.
E se sua empresa perder o prazo de pagamento?
Caso a empresa não realize o pagamento em tempo hábil, a operação é automaticamente abortada (cancelada) pela Ebury, alterando o status da operação na listagem e também notificamos via email.
Ainda precisa de ajuda? Entre em contato com nosso suporte através do chat ou e-mail suporte@maino.com.br.