Todas as coleções
Exportação
Fluxo de exportação
Como fazer um Memorando de exportação?
Como fazer um Memorando de exportação?
Priscila Arraes avatar
Escrito por Priscila Arraes
Atualizado há mais de uma semana

O Memorando de Exportação ou Documento Comprobatório da Exportação Indireta, instituído pelo Anexo Único do Convênio ICMS nº 113/96, (revogado pelo Convênio 84/2009), é um documento que dispõe sobre as operações de saída de mercadoria realizada com o fim específico de exportação. É uma obrigatoriedade para que a empresa comprove as suas exportações indiretas e assim controlar as operações de mercadorias desoneradas de ICMS nas remessas com fim específico de exportação e está vinculado à legislação de cada Estado.

O Memorando de exportação deve ser emitido até o último dia útil do mês subsequente ao da efetivação do embarque da mercadoria para o exterior.

Para fazer o Memorando de exportação pelo sistema é bem simples, depois que a sua nota de exportação é feita e aceita pela Sefaz, no menu Fiscal>Nf-es emitidas clicando na setinha ao lado de DANFE vai abrir um submenu chamado Memorando de Exportação.

Clicando nesse submenu o sistema irá abrir a uma tela com os dados da nota já preenchidos e também com outros campos abertos para que possa ser feito o preenchimento das outras informações referentes ao Memorando de Exportação.

Depois que as alterações feitas são salvas no sistema, é habilitado um botão de Gerar PDF que ao clicar é gerado o arquivo em PDF desse Memorando de Exportação.

Quando a nota tem um Memorando de Exportação criado, ela fica com uma TAG em azul com o número do mesmo, que ao clicar você será redirecionado para o PDF desse Memorando.

Espero que tenham gostado! 😊

Outros links úteis para você:

Respondeu à sua pergunta?