Com essa nova funcionalidade você poderá monitorar e consultar a tributação de suas classificações fiscais.

Esta funcionalidade se encontra no menu de contexto na listagem de Classificações Fiscais.

Mas antes de usar essa funcionalidade é necessário que o cadastro da sua empresa esteja completo no sistema, inclusive contendo a informação do Tipo de estabelecimento.

Como consultar a tributação?

Em suas Configurações gerais na parte de Integrações ative a funcionalidade de Consulta de Tributação por NCM.

Após a ativação aparecerá duas novas colunas na listagem de classificações fiscais, Monitoramento tributário ativado? e Tributação aplicada em. A primeira indica o status do monitoramento da tributação, e a segunda indica quando foi a última aplicação da tributação às parametrizações da classificação fiscal.

Cada status tem uma caixa, indicando o que deve ser feito, que aparece ao passar o mouse por cima do status.

Para solicitar o monitoramento de várias classificações fiscais ao mesmo tempo, clique em ações em massa e selecione a opção Monitorar.

Já para solicitar o monitoramento de uma classificação fiscal específica, no menu de contexto selecione a opção Monitorar.

Após a solicitação o status do monitoramento da classificação fiscal irá para Aguardando. Atualize a página dentro de alguns instantes para verificar se o monitoramento tributário está sendo realizado.

Após o envio dos dados para o monitoramento, podem ser encontradas mais de uma regra tributária, nesse caso o status será Pendente, se não for encontradas pendências o monitoramento será ativado e a tributação disponível para consulta.

Caso sejam encontradas mais de uma regra tributária, no menu de contexto selecione a opção Visualizar pendências e irá carregar uma listagem para escolher qual tributação utilizar em cada operação apresentada.

Após a resolução de todas as pendências, selecione o botão Atualizar listagem. Caso não tenha mais pendências selecione o botão Finalizar que aparecerá abaixo da listagem.

Após a finalização da resolução de pendências o sistema irá ativar o monitoramento e disponibilizar a consulta da tributação.

Para consultar a tributação de uma classificação fiscal, no menu de contexto selecione a opção Consultar tributação, e irá aparecer uma listagem com as tributações de cada operação.

Para ver os impostos de uma operação clique no botão Visualizar, e abaixo da linha irá aparecer as tributações.

Para aplicar as tributações às parametrizações da classificação fiscal, acima da listagem clique no botão Aplicar essa tributação as parametrizações deste NCM, e o sistema irá aplicar todas as tributações da listagem nas parametrizações.

Ou na própria listagem de classificações fiscais, clique em ações em massa e selecione a opção aplicar tributação monitorada.

Em caso de mais dúvidas, segue o link de um vídeo explicando mais detalhadamente sobre isso:

https://www.youtube.com/watch?v=jRblIPCJnXM&t=48s

Encontrou sua resposta?