Se você precisa emitir uma nota fiscal com o destaque de substituição tributária, sabemos como te ajudar a fazer esse processo se tornar fácil. Temos duas opções de como fazer que o ST seja calculado corretamente em suas notas fiscais, mas nesse artigo vamos falar especificamente de como ele é feito pelo produto.
Caso tenha interesse de saber como pode ser feito pelo NCM, é só acessar esses dois artigos que separei para você bem aqui:
Para fazer com que o ST seja calculado nas suas notas de venda, é só seguir os passos que vou passar a seguir.
Primeiro passo:
Clique no menu Usuário > na opção "Cadastro", na aba Fiscal > Alíquotas do ICMS.
Assim que acessar esse submenu, você vai conseguir ver uma listagem com todos os estados e as alíquotas já cadastradas. Confira se sua operação realmente deve correr dessa forma, e em caso de dúvidas, a sua contabilidade pode te auxiliar.
Se o estado no qual você tem intenção de fazer a operação não estiver cadastrado, basta clicar em Adicionar e colocar a alíquota inter, que é a alíquota de ICMS paga quando é feita uma venda para a UF de destino, e alíquota intra é a alíquota de ICMS paga pelo seu cliente, na transação com origem e destino na UF do cliente.
Ambas as alíquotas são utilizadas no cálculo da substituição tributária. Depois de tudo preenchido, salve.
Segundo passo:
Será necessário cadastrar o MVA original do produto. Para isso, clique no menu Estoque, submenu Produtos em estoque. Filtre o item que deverá sair com ST.
Feito isso, em seta ao lado de Visualizar no produto, selecione a opção Alterar, na tela de alterações cadastrais do produto, vá na aba lateral Substituição Tributária e preencha o campo MVA Ajustada com o MVA do produto (caso tenha dúvida de qual seja, consulte o contador). Feito isso, salve.
Pronto, após isso, ao efetuar uma venda através do pedido de venda, o produto já sairá com Substituição Tributária calculada.