O Representante é o profissional responsável por atuar diretamente na área de vendas de produtos ou serviços de uma determinada empresa, além de ser responsável por manter a imagem da empresa que representa, realizando visitas constantes, seja por vendas ou pela necessidade de alcançar metas. Para saber como cadastrar um representante na Mainô, veja o link abaixo:
A remuneração do representante não é um valor fixo mensal, o vendedor pode ter um salário fixo e comissões sobre a venda realizada. Esse valor é combinado previamente e muitas empresas efetuam o pagamento de comissões para seus representantes no momento do faturamento, outras, pagam o valor da comissão após a liquidação de cada duplicata. Para saber como alterar as configurações e definir o tipo de comissão e a porcentagem a ser utilizada, veja o link abaixo:
Com um relatório, é possível obter dados e informações para medir o rendimento da equipe e o número de vendas, avaliando quais pontos devem ser melhorados e, continuamente, buscar por resultados mais expressivos.
Para emitir esse relatório no nosso sistema basta seguir os passos abaixo:
Acesse o menu Negócios > Pedidos e Comissões.
Você pode filtrar por período, representante, cliente, Conta Gerencial e CFOP. Repare que o sistema apresenta o relatório separando o valor total da comissão e a comissão sobre recebido, ou seja, o valor da comissão calculado levando em consideração somente o que já foi pago pelo cliente.
O relatório pode ser visualizado em tela ou extraído em PDF e Excel.
Após gerado, o arquivo fica salvo em nossa área de download para que você possa baixar.
No relatório em Excel, que é mais detalhado que a versão em PDF, constam as seguintes informações:
Nota fiscal;
Data;
Representante;
Cliente;
CMV;
Valor da venda;
Frete;
Comissão;
Comissão sobre recebido;
Número de peças (quantidade de itens vendidos);
Forma de pagamento;
Vencimento.
🎥 VÍDEO: Relatório de pedidos e comissões
Você também pode conferir esse passo a passo em vídeo.
Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!