Antes de mais nada, você precisa entender que movimentação é toda entrada ou saída realizada no seu estoque. Quando você inclui um produto, seja manualmente, através do upload de planilhas ou NF-e de terceiros, você cria uma movimentação de entrada, e quando emite um nota fiscal de venda, demonstração, entre outros, cria uma movimentação de saída.
No Mainô, é possível acompanhar essas movimentações através de um relatório, que é possível acessar em Estoque > Relatórios > Movimentação do Estoque.
O relatório é personalizável, ou seja, você pode obter resultados específicos de acordo com a combinação dos filtros. Além disso, você também pode escolher se quer visualizar esse relatório em tela, extrair em excel ou em livro registro de controle de produção.
Mas, antes de escolher qual formato você deseja, vamos passear pelas opções de filtro disponíveis e ver algumas combinações que você pode utilizar no seu dia a dia.
Conhecendo os filtros
1) Na primeira linha do filtro, você encontra as opções para limitar a busca por data, tipo de movimentação e motivo da movimentação.
Por exemplo, combinando esses filtros você pode extrair um relatório de movimentações de entrada de mercadoria externa por um período específico.
2) Na segunda linha, você consegue utilizar as informações de código do produto, descrição do produto, finalidade do produto, nº do pedido e CFOP.
3) Na terceira linha, as opções disponíveis são categoria, subcategoria, fabricante, série e nº da NF-e;
4) Na quarta linha, você consegue filtrar por origem do produto, cliente, NF-e de terceiro ou código da DI;
5) Na quinta linha, pode filtrar também por tipo de cliente, ordem de produção, usuário que executou a movimentação e representante de venda;
6) Na última linha, além de filtrar por status da movimentação (confirmada/não confirmada), você tem as opções de configuração do seu relatório, como qual o critério de ordenação que o relatório vai adotar, quantidade de registro aparecerão na tela (apenas para relatórios com saída em tela), o formato de saída do relatório (conforme orientado mais acima), além de determinar se deseja visualizar apenas compras e vendas e se deseja visualizar também a movimentação de produtos que estejam inativos atualmente.
Exemplos de combinações para relatórios
- Relatório de saída de armazenagem
- Movimentações de ajuste por usuário
+
- Saída de produto por período
+
(Neste campo, você só precisa preencher uma das duas opções acima)
+
Ah, não se esqueça de que além dos filtros, você pode configurar como você deseja acessar esse relatório, por isso, não deixe de observar a linha 6, que contém as opções de configurações disponíveis, tá legal?
Esse relatório é bem detalhado, então separamos aqui as informações que ele traz, na ordem em que as colunas são organizadas
Código dos produtos
Descrição dos produtos
CEAN (código EAN)
NCM
Data da movimentação
Hora da movimentação
Unidade de medida
Categoria
Subcategoria
Pedido de venda
NF-e da movimentação
Chave de acesso da NF-e
Número da DI (se houver)
Cliente/Remetente
Fabricante
Tipo de Pessoa (Jurídica ou Física)
Tipo da movimentação (entrada/saída)
Status da Movimentação (confirmada/não confirmada)
UF destino
CFOP da NF-e
Quantidade do produto movimentada
Quantidade restante disponível do produto após a movimentação
Quantidade armazenada do produto
PU de Entrada
PU de Saída
Custo (total do produto na movimentação)
Valor da movimentação
Nas próximas colunas o relatório detalha os valores de base de cálculo, valor do imposto e valor do imposto recuperável (R$) de: ICMS, FCP, ICMS ST, FCP ST, DIFAL, IPI, PIS e COFINS. Em seguida, continuam as colunas com as informações:
Valor de Outras despesas (R$)
Informações complementares
Observação
Representante
Motivo da movimentação
Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!