Como cadastrar uma empresa ou pessoa?

Saiba como cadastrar seus clientes, fornecedores, transportadoras e fabricantes em um só lugar.

Lorrayne avatar
Escrito por Lorrayne
Atualizado há mais de uma semana

Olá, Mainoense! Já conhece o menu Negócios? Ele é o menu localizado na aba superior da sua janela.

Este menu, te dá acesso a:

Mas relaxa! Neste artigo vamos falar apenas do campo “Empresas e Pessoas” que é o submenu destinado ao cadastro dos seus clientes, fornecedores, etc.

Para realizar esses cadastros, basta ir em Negócios > Empresas e Pessoas > Novo. Neste momento o sistema vai abrir uma aba te dando a opção de escolher qual tipo de cadastro você deseja fazer.

Escolha entre as opções fornecedor, fabricante, cliente e transportadoras e informe o nº de documento para cadastro. Vale ressaltar que o sistema permite que um mesmo cadastro possua mais de um tipo, ou seja, você pode ter um cliente que é também um fornecedor ou um fabricante que é também um cliente, basta selecionar as opções que deseja.

Observação: Ao preencher o nº de CPF ou CNPJ, o sistema fará uma busca na base de dados Big Data Corp (parceiro Mainô) para identificar os dados do cliente e preenche-los de forma automática. É uma ferramenta que visa auxiliar o processo do cadastro mas reforçamos a necessidade da conferência dos dados sempre para que não haja erros no cadastro 😉

Com as informações preenchidas, clique em salvar, assim o cadastro será criado e você será direcionado a uma tela que centraliza todas as informações e interações feitas com esse cadastro.

Lembrando que, as abas são personalizadas de acordo com o tipo de usuário.

Caso o cadastro possua alguma pendência de informação, na aba “Dados Gerais” aparecerá uma mensagem em vermelho. Para saber quais informações estão pendentes, basta colocar o mouse sobre a mensagem que o sistema apresentará as pendências.

Para resolver as pendências do cadastro do cliente, clique em Alterar.

Depois de feita a correção o cadastro estando completo aparecerá uma mensagem em verde sinalizando.

Prontinho! Agora você tem o cadastro pronto e já pode partir para a emissão da sua NF-e.


🎥 VÍDEO: Cadastro de Stakeholders

Você também pode conferir esse passo a passo em vídeo.

Respondeu à sua pergunta?