Passar para o conteúdo principal

Como emitir relatório de fluxo de caixa?

Como gerar o relatório de Fluxo de Caixa para manter o controle financeiro da sua empresa.

Lucas Torres avatar
Escrito por Lucas Torres
Atualizado ontem

O que você vai aprender:

  1. O que é o relatório de fluxo de caixa

  2. Como configurar o saldo inicial da conta

  3. Como gerar o relatório de fluxo de caixa

  4. Como utilizar a funcionalidade de fechamento financeiro

1. O que é o relatório de fluxo de caixa

O Relatório de Fluxo de Caixa é uma ferramenta que auxilia gestores financeiros na tomada de decisão, pois nele é possível ver as movimentações financeiras de entrada e saída, considerando sempre a data de Vencimento ou de Pagamento, além de analisar em tempo real o capital que a empresa possui em caixa para direcionar os recursos disponíveis da melhor forma possível.

2. Como cadastrar o saldo inicial

Para manter o controle do fluxo de caixa, é necessário informar um valor inicial ao cadastrar sua conta corrente no sistema:

  1. Acesse o menu Usuário > Cadastros > Contas bancárias

  2. Na sua conta bancária, clique em seta ao lado de visualizar > Alterar. 

  3. No campo Saldo Inicial, informe o valor disponível na sua conta e a data correspondente a esse saldo.


Pronto! A partir do saldo inicial informado e dos seus recebimentos e pagamentos será possível emitir um relatório de fluxo de caixa.

3. Como gerar o relatório de fluxo de caixa

Para gerar o relatório de fluxo de caixa, acesse:

  1. Acesse o menu Relatórios > Financeiro.

  2. Clique na aba "Fluxo de Caixa".

Será possível filtrar o período do relatório pela data de liquidação final e inicial e também a conta corrente (caso tenha mais de uma conta cadastrada no sistema).

Atenção: Se uma conta bancária for inativada no seu financeiro, ela permanecerá sinalizada no fluxo de caixa, permitindo que você escolha selecioná-la ou não ao conferir os dados financeiros. Exemplo:

Após selecionar a data no filtro e as contas bancárias, clique em "Filtrar" para visualizar os seus lançamentos financeiros no relatório:

Também é possível gerar o relatório em arquivo de Excel. Basta clicar no botão Excel que fica à direita:

Repare que além do relatório de todas as movimentações realizadas, também temos o saldo previsto. Nele constam todas as movimentações financeiras dos próximos meses. Assim, você pode ter uma previsão das movimentações de caixa dos próximos meses e organizar suas finanças.

4. Como utilizar a funcionalidade de fechamento financeiro

A funcionalidade de Fechamento Financeiro foi criada para garantir mais segurança e precisão nos dados financeiros, especialmente durante o processo de conferência contábil e fechamento mensal.

O que é o fechamento financeiro?

É um bloqueio automático que impede a criação, edição ou exclusão de lançamentos de recebimentos e pagamentos após uma determinada data limite. Essa data pode ser definida com base em dois critérios:

  • Por competência (data de vencimento dos lançamentos)

  • Por caixa (data de liquidação dos lançamentos)

O objetivo é preservar o histórico financeiro, evitando alterações indesejadas após a finalização de um período já validado pela contabilidade ou pelo financeiro.

Quais são os benefícios?

  • Evita erros contábeis causados por lançamentos retroativos;

  • Preserva o fluxo de caixa real, sem distorções;

  • Impede alterações não autorizadas nos lançamentos após o encerramento do mês;

  • Aumenta o controle e a confiabilidade dos dados financeiros.

Como ativar e utilizar o fechamento financeiro?

  1. Acesse o menu Relatórios > Financeiro > Fluxo de caixa.

  2. Clique em Fechamento (logo abaixo da dashboard do relatório de fluxo de caixa)

  3. Escolha o tipo de data para bloqueio: por competência ou por caixa.

  4. Informe a data limite até a qual os lançamentos não poderão mais ser modificados

  5. Clique em Salvar

A partir desse momento, qualquer tentativa de edição ou novo lançamento com data anterior à definida será bloqueada automaticamente pelo sistema. Após realizar o fechamento, o usuário administrador consegue reabrir clicando novamente no botão de fechamento. Dessa forma, é possível alterar o regime de fechamento entre competência, caixa ou selecionar "nenhum" para reabrir o caixa.

Importante: Essa funcionalidade está disponível em alguns planos.
Se ainda não estiver no seu, você pode entrar em contato com o seu gerente de contas para analisar o seu plano.

Esperamos ter ajudado!



Respondeu à sua pergunta?