Neste artigo, você aprenderá como gerar um relatório detalhado de clientes que mais compraram e de produtos mais vendidos no sistema Mainô, permitindo uma análise estratégica das suas vendas.
O que você vai aprender neste artigo?
1. Acessando o relatório de clientes e produtos mais vendidos
Para extrair o relatório, siga os passos abaixo:
Acesse o menu Relatórios > Negócios.
Selecione a aba Curva ABC:
Selecione o período desejado para a análise:
Escolha se deseja filtrar mais informações como Cliente específico ou a Ordenação como maior ou menor valor > clique em Filtrar.
Alterne entre as abas Clientes e Produtos conforme a necessidade.
2. Visualizando informações detalhadas
2.1 Aba de Clientes
Na aba de Clientes, você encontrará:
Valores comprados por cada cliente, agrupados por mês.
Quantidades compradas.
Percentual de compra sobre todos os clientes no período selecionado.
Os valores são baseados nos totais das notas fiscais com CFOPs de faturamento do período, descontadas as devoluções, se houver.
2.2 Aba de Produtos
Na aba de Produtos, você visualizará:
Valores vendidos, separados por categorias, subcategorias e produtos, agrupados por mês.
Quantidades vendidas.
Percentual de venda sobre todos os produtos no período selecionado.
Os valores são calculados com base nos preços de venda dos produtos nas notas fiscais do período.
3. Exportando o relatório em Excel
Para exportar os dados:
Clique no botão com símbolo do Excel localizado à direita da tela.
O sistema gerará um arquivo com informações detalhadas, separadas para Clientes e Produtos.
3.1 Relatório de Clientes
O arquivo conterá as seguintes informações:
CNPJ do cliente
Razão Social
Nome Fantasia
Tipo de Pessoa (Física ou Jurídica)
UF
Município
Valor total de compras no período escolhido
3.2 Relatório de Produtos
O arquivo conterá as seguintes informações:
Código do produto
Descrição
Unidade de medida
Fabricante
Tags
NCM
🎥 VÍDEO: Relatório de produtos mais vendidos
Você também pode conferir o passo a passo sobre relatório de produtos mais vendidos no vídeo abaixo.
Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!