Conforme a Lei 12.741/2012, as empresas têm obrigação de discriminar nos cupons fiscais a carga tributária. Quando não for necessário a geração de cupom fiscal ou qualquer outro documento, haverá a possibilidade de ser informado em cartaz ou painel no estabelecimento. Quando houver a necessidade do cartaz, a informação deverá especificar a carga tributária por produto.
É de suma importância que toda empresa tenha sua tabela IBPT e o conhecimento dos impostos no qual ela está inclusa. Essa informação está disponível no site https://deolhonoimposto.ibpt.org.br/.
Para gerar a tabela IBPT basta executar as etapas a seguir:
Crie a conta para incluir sua empresa.
Preencha todos os campos e selecione "Incluir empresa".
Será enviado um link para o e-mail cadastrado com o Token da sua tabela. Copie esse Token, ele será utilizado para integrar a tabela ao sistema.
Para integrar ao sistema, execute os seguintes passos:
Vá no menu de Usuário>Configurações:
Selecione o menu de Notas Fiscais:
Clique no link "Incluir valores aproximados dos tributos na NF-e":
Copie o link (Token) que foi enviado para seu e-mail e cole no campo "Adicionar token IBPT". Em seguida, clique no botão "Atualizar" para que a integração seja concluída.
Pronto! O sistema vai utilizar as informações da tabela IBPT e gerar a NF-e ou NFC-e com os valores aproximado dos tributos automaticamente, exibindo os valores no campo de Informações complementares da NF-e.
Atenção: Pode demorar alguns minutos até que o sistema atualize a tabela. ;D