Todas as coleções
Estoque
F.A.Q (Perguntas Frequentes)
Como realizar um planejamento de produção?
Como realizar um planejamento de produção?
Lucas Torres avatar
Escrito por Lucas Torres
Atualizado há mais de uma semana

O planejamento de produção é utilizado por qualquer um que trabalhe com produtos criados dentro da própria empresa, isso pode ser desde uma empresa que compra chapas de metal para a criação de portões, a empresas que compram tecidos para confecção de roupas.

Observação: esse procedimento é utilizado para transformar um ou mais produtos em outro produto, esse produto que foi criado ele precisa ter as suas próprias características, como um NCM específico. Caso exista dúvida nas informações fiscais desse produto, busque orientação da sua contabilidade.

Ao final deste artigo, existe também um link mostrando o passo a passo em forma de vídeo aula. Portanto, vamos começar:

1° passo: criar o produto final, no estoque, manualmente e definir quais itens constarão na sua composição em questão. Esses itens serão definidos como a matéria-prima para o produto final.

Para isso vá ao menu Estoque > Produtos em estoque > Cadastrar. Caso queira mais detalhes de como criar o seu produto no estoque, temos esse passo a passo também, basta clicar no link abaixo.

Com o produto final criado, clique em seta ao lado de Visualizar>Alterar, lá vai ter o submenu de Composição.

Nele é preciso que você inclua todas as matérias-primas que compõem o produto em questão. Feito isso, basta salvar.

composi.gif

2° passo: uma vez que o produto final esteja criado, vamos fazer o planejamento de produção de fato, indo no menu Estoque > Gestão de Matéria-Prima > Nova Produção.

3° passo: preencha os campos Lote, Descrição e Previsão de Entrega e clique em Prosseguir.

composi_2.gif

- No campo Produtos Acabados, clique em Incluir produto, no campo próprio coloque o código do produto finalizado, o sistema encontrará o produto e então basta selecioná-lo. Após isso, coloque a quantidade que deseja criar e em seguida clique em salvar.

- O sistema irá carregar as matérias primas necessárias e mostrará a quantidade necessária de cada uma para criar o produto final. Após isso, clique em Iniciar Operação.

giff_certo_compos.gif

4° passo: feito isso, você poderá visualizar o planejamento de produção ou finalizá-lo, abrindo o menu Estoque > Gestão de Matéria-Prima > Seta ao lado de visualizar > Finalizar produção.

- Verifique se os campos estão preenchidos corretamente. Se durante a produção foi necessário o gasto de mais matérias-primas do que o previsto inicialmente ou se a quantidade de produtos finais for diferente da que foi definida no ato da criação, basta preencher com os novos dados e então clique em Finalizar Produção.

- Após isso, o produto estará disponível no estoque para ser comercializado normalmente.

🎥 VÍDEO: Planejamento de produção

Você também pode conferir esse passo a passo em vídeo.

Respondeu à sua pergunta?