Desde o dia 01/07/2017 está em vigor a NT 01/2016 que tem como objetivo padronizar as UNIDADES DE MEDIDAS TRIBUTÁVEIS para adequar a NF-e ao Projeto do Portal Único do Comércio Exterior. As alterações propostas não se aplicam a NFC-e e nem às empresas que não operam com o Comércio Exterior.

Nas notas de exportação, o governo determina que os produtos tenham uma unidade de medida específica para tributação, de acordo com o NCM do produto. O sistema já possui as unidades de medida para todos os NCMs, porém é preciso informar o fator de conversão da unidade de medida atual do seu estoque para a unidade de medida padronizada pelo governo.

Exemplo:

O produto que será exportado tem como unidade de medida KG, e sua unidade de medida tributável, também é KG, neste caso, só é necessário preencher o campo com a numeração 1 , pois 1 KG, representa 1 KG na unidade padronizada. (estamos trabalhando para não ser necessário informar este fator de conversão 1 quando a unidade de medida do estoque for igual a unidade de medida padronizada pelo governo).

Porém se seus produtos tiverem medidas diferentes, será necessário confirmar o valor da conversão. Por exemplo, imagine que a unidade de medida no estoque seja UN e a unidade de medida padronizada seja KG. Você precisará saber qual o peso de uma unidade. Supondo que 1 UN equivale 0,5 KG, então a cada 3 UN, terão 1,5 KG.

Passo a passo

Para fazer o preenchimento do campo de conversão, é necessário seguir os passos:

Preenchendo o fator de conversão para vários produtos de uma única vez

Caso seja necessário atribuir o fator de conversão a uma grande quantidade de produtos, faça:

Pronto! Após salvar, você poderá fazer seu pedido venda de exportação normalmente. ;D

Encontrou sua resposta?