Passar para o conteúdo principal

Como alterar a unidade de medida de um produto?

Neste artigo, você aprenderá como converter a unidade de medida de um produto dentro do sistema Mainô.

Suporte da Mainô avatar
Escrito por Suporte da Mainô
Atualizado há mais de uma semana

O que você encontrará neste artigo?

  1. Quando utilizar essa funcionalidade

  2. Pré-requisitos

  3. Passo a passo para alterar a unidade de medida

  4. Restrições e cuidados importante


1. Quando utilizar essa funcionalidade:

Use essa funcionalidade sempre que precisar ajustar a unidade de medida de um produto (por exemplo, de “PEÇAS (PÇ)” para “UNIDADE (UN)”), garantindo consistência no estoque.


2. Pré-requisitos:

  • O produto deve estar cadastrado no estoque com uma unidade de medida definida.

  • Se for alterar a unidade de medida de mais de um produto ao mesmo tempo, todos os os produtos precisam ter a mesma unidade antes de efetuar a conversão.



3. Como alterar a unidade de medida de um produto:

1. Acesse o menu Estoque > Produtos

2. Localize e selecione no campo do lado esquerdo o produto que deseja alterar.

3. Ações em Massa > Alterar unidades de medida:


4. Na tela de conversão, selecione a nova unidade de medida desejada:


5. Preencha o campo de proporção informando como a conversão deve ocorrer (por exemplo: 1 PEÇA = 4 UNIDADES).

6. O sistema irá simular como ficará o estoque com base nessa proporção. Verifique se os dados estão corretos.

7. Clique em Converter para confirmar a alteração da unidade de medida:

Pronto! O sistema aplicará a conversão imediatamente no estoque.


4. Restrições e cuidados importantes:

  • Caso existam movimentações não confirmadas para o produto, será necessário excluí-las antes de realizar a conversão. Para isso, acesse a tela do produto, vá até a aba Movimentações não confirmadas e exclua os lançamentos pendentes;

  • A alteração da unidade afeta imediatamente a quantidade e a unidade dos produtos em estoque.



Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!

Respondeu à sua pergunta?