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Conhecendo a tela de Recebimentos (Contas a Receber)
Conhecendo a tela de Recebimentos (Contas a Receber)
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Escrito por Lucas Torres
Atualizado há mais de uma semana

Com a conta de cobrança cadastrada corretamente, os boletos já podem ser emitidos pelo Mainô.

1. Maneiras de se cadastrar uma conta a receber no sistema:

1.1. Pelo pedido de venda:

Na hora de gerar o seu pedido de venda é possível realizar o cadastro da sua cobrança, clicando na aba cobranças do seu pedido. Dessa forma o sistema vai abrir a sua tela de cobranças para lançamentos.

Lembrando que a cobrança cadastrada no pedido só vai aparecer na tela de Contas a Receber depois que a nota fiscal é transmitida e aceita pela Receita. Para visualizá-las, vá até Financeiro > Recebimentos (Contas a Receber). Localizada a cobrança:

1.2. Cadastro manual:

Financeiro > Recebimento (Contas a receber) > Clique em Cadastrar Recebimento > Insira o número da NF-e e aguarde preencher automaticamente alguns dados > Informe os demais complementares, caso exista.

As informações são separadas em blocos de modo que você pode abrir apenas se for necessário, tornando assim um cadastro mais simples e rápido.

Você já sabe que para cadastrar uma conta a receber no sistema você precisa selecionar um cliente já cadastrado no CRM. A novidade é que agora você pode cadastrar o seu cliente diretamente pela aba de conta a receber, ou seja, ele não precisa estar cadastrado no CRM.

2. Alterações.

Para fazer alguma alteração nas informações, você tem duas opções. A primeira é nas contas que já foram pagas, onde a opção de alterar vai aparecer como ação principal (Imagem 1). A segunda é nas contas que ainda não foram pagas, a opção de alterar irá aparecer na seta ao lado de "Dar baixa" (Imagem 2).

Imagem 1 - Alteração em contas que já foram pagas.

Imagem 2 - Alteração em contas que ainda não foram pagas.


Você também pode fazer alterações em massa, basta selecionar as contas que deseja alterar e clicar em "Ações em massa". Lá terá a opção de "Alterar selecionados", como pode ver abaixo.

Uma janela irá abrir para fazer a alteração de informações em massa, onde você poderá alterar a conta corrente, plano de contas, forma de pagamento e adicionar tags.

3. Tela de consulta.

Já na tela de consulta, é possível pesquisar as contas a receber.

Atenção para os filtros de data. As datas são de vencimento das faturas e não de emissão da NF-e.

O filtro pode ser utilizado também para verificar as cobranças que foram excluídas e também gerar um relatório em Excel. Caso queira verificar as contas excluídas, basta marcar o campo exibir cobranças excluídas e filtrar.

E para tirar um relatório em excel, após realizar a pesquisa com o filtro desejado, clique no ícone ao lado direito da barra de informações. Na imagem abaixo você pode ver exatamente onde fica o ícone.

O arquivo será gerado e você poderá baixá-lo para o seu computador. Basta subir a tela que você irá encontrar a opção para download.

4. Status da conta.

Observe as indicações coloridas à direita. Elas indicam se a cobrança está a uma semana de vencer (laranja), vencida (vermelho), baixada sem recebimento (azul) e paga (verde).

Para liquidar uma conta a receber, caso você não use arquivos de retorno, basta clicar em "Dar baixa". Na página seguinte preencher as informações de pagamento e clicar em baixar.


A opção "Pagamento Parcial" permite que você informe um valor que foi pago na cobrança e o sistema vai gerar uma nova cobrança com o valor faltante deste pagamento.


Já a opção "Baixa sem recebimento" permite dar baixa na cobrança sem que nela conste algum valor recebido. Nesse caso não vai alimentar o seu financeiro.

Outro passo importante é que na hora da baixa você precisa preencher o campo de data de pagamento e data de crédito em conta.

Data de pagamento é a data que o seu cliente realizou o pagamento da cobrança. Já a data de crédito é a data que o crédito da cobrança foi efetivado em sua conta bancária. Em casos de pagamento de boleto, por exemplo, o crédito costuma cair em conta alguns dias depois do pagamento da cobrança.

Caso o crédito seja efetuado no mesmo dia do pagamento, basta colocar a mesma data nos dois campos.

Importante: a data considerada nos recebimentos (para relatório de Fluxo de Caixa) é a data de crédito em conta.

Você também pode extrair um comprovante de recebimento dessa conta recebida para enviar ao seu cliente. Basta ir à conta recebida e clicar ao lado de Alterar > Comprovante de pagamento.


Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!

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