Passar para o conteúdo principal

Como criar um novo usuário?

Saiba como cadastrar novos usuários para utilizarem o sistema!

Suporte da Mainô avatar
Escrito por Suporte da Mainô
Atualizado há mais de 2 meses

O que você irá aprender nesse artigo:

  • Como cadastrar um usuário?

  • Como adicionar permissões ao usuário cadastrado?

1. Como cadastrar um usuário?

Para cadastrar um usuário no sistema da Mainô, siga os passos abaixo:

  • Acesse o sistema com login de administrador;

  • Clique no Menu Usuário > Cadastros > Usuários Ativos. Lá, o sistema irá exibir uma lista de usuários.

  • Em seguida, selecione o botão Adicionar Usuário para abrir o formulário de criação de um novo usuário.

Informações de Usuário:

Nessa parte, você precisará informar alguns dados do usuário. Os campos obrigatórios são: nome, e-mail, cargo e departamentos. Outras informações, como sobrenome, WhatsApp, data de nascimento e como deseja ser chamado(a) são opcionais, mas são muito importantes. Sendo assim, recomendamos o preenchimento.

2. Como adicionar permissões ao usuário cadastrado?

A tela de permissões de acesso estão separadas pelos menus do sistema:

Cada aba de Menu, traz as opções de Visualizar, Alterar ou Apagar.

Atenção:

  • Ao marcar os quadradinhos do Visualizar, os acessos terão a função de visualizar, ficando limitados a somente ver os pedidos, não podendo alterar e nem cadastrar informações no sistema;

  • Ao marcar os quadradinhos do Alterar, os acessos terão a função de edição, conseguindo então, fazer alterações e cadastros no sistema;

  • Ao marcar os quadradinhos do Apagar, os acessos terão a função de apagar os cadastros, documentos, entre outras informações que estão na tela.

3. Conhecendo os acessos especiais de cada Menu

Ainda na página de cadastro, você poderá selecionar alguns permissões especiais ao usuário para além do acesso as telas em cada menu. As opções são:

  • Representante: o usuário será um representante de venda, ou seja, aparecerá na lista de representantes disponíveis no pedido de venda;

  • Menu Negócios:

    • Não pode alterar o preço do produto no pedido: o campo de PU do produto no pedido de venda ficará bloqueado e o usuário não conseguirá alterá-lo;

    • Pode gerar nota fiscal a partir do pedido de venda: o usuário poderá clicar no botão "gerar nf-e" no pedido de venda;

    • Pode visualizar a quantidade total da mercadoria no pedido de venda: ficará visível para o usuário os dados de quantidade de produtos;

    • Pode reabrir pedido de venda com nota fiscal gerada: aparecerá a opção de "reabrir" no pedido de venda para o usuário clicar. Ao reabrir o pedido, a nf-e é desfeita;

    • Pode visualizar os contatos dos clientes: o usuário terá acesso as informações de contato dos cadastros dos clientes;

    • Pode gerenciar documentos dos clientes: o usuário poderá anexar ou excluir documentos dos cadastros dos clientes;

  • Menu Estoque:

    • Não pode visualizar o preço de entrada dos produtos no estoque: ficará oculto para o usuário todas as telas que tiverem o preço de entrada dos itens;

    • Pode editar e apagar movimentações de estoque: aparecerá a opção "editar" e "apagar" na movimentação dentro da tela de movimentações confirmadas do cadastro do produto;

    • Recebe notificações de NF-es recebidas: o usuário receberá no e-mail cadastrado nele quando uma NF-e chegar no monitoramento de nf-es recebidas;

    • Recebe notificações de estoque: o usuário receberá notificações relacionadas ao estoque, como um e-mail avisando que um determinado produto está abaixo do estoque mínimo;

  • Menu Financeiro

    • Recebe e-mail de agenda do financeiro: o usuário recebe diariamente um e-mail de lembrete com as contas a receber e a pagar do dia;

    • Pode alterar lançamentos conciliados: o usuário poderá alterar cobranças que já estão conciliadas no extrato bancário;

Outras opções são voltadas para criação de um usuário representante. Para saber mais, clique no link abaixo.

Por fim, selecione o botão Salvar para criar o usuário. Um link de confirmação será enviado para o e-mail cadastrado. Ele só estará apto a utilizar o sistema quando clicar no link de confirmação e cadastrar sua senha de acesso ao sistema.



🎥 VÍDEO: Como criar um novo usuário?

Você também pode conferir esse passo a passo em vídeo.


Respondeu à sua pergunta?