O que você vai aprender neste artigo?
Como adicionar movimentações manuais em seus produtos no estoque.
O que são movimentações confirmadas.
O que são movimentações não confirmadas.
A função de incluir movimentação no sistema é ideal para registrar manualmente entradas ou saídas de produtos no estoque, permitindo ajustes precisos quando necessário. Ao adicionar uma movimentação de entrada, a quantidade do produto no estoque aumenta; já uma movimentação de saída reduz essa quantidade. Simples e eficiente!
Assim, a quantidade em estoque é sempre respaldada pelo somatório de todas as movimentações registradas, garantindo controle e transparência.
1. Como incluir uma movimentação de entrada/saída em um item no estoque?
Para adicionar uma movimentação manual de entrada ou saída em um dos seus produtos, siga os passos abaixo:
Acesse o menu Estoque > Produtos.
Localize o produto desejado e clique em Visualizar.
Selecione a opção Incluir movimentação.
Informe o tipo de movimentação (entrada ou saída), insira a quantidade, preço unitário e preencha o campo Motivo da movimentação.
O campo observação é opcional, mas ideal para você explicar o motivo dessa movimentação manual.
Após preencher todos os campos, clique em Salvar para adicionar a movimentação.
2. Como consigo visualizar as minhas movimentações confirmadas?
As movimentações confirmadas são registros de entrada ou saída de produtos que ocorreram por meio de uma NF-e, ordem de produção ou inclusão manual no estoque. Para visualizar as movimentações confirmadas de um produto, siga os passos abaixo:
Acesse o menu Estoque > Produtos.
Localize o produto desejado e clique em Visualizar.
Vá na aba "Movimentações confirmadas"
Localize a sua movimentação pelo motivo e numeração da NF-e, ordem de produção ou ajuste.
3. O que são movimentações não confirmadas?
Movimentações não confirmadas são operações que ainda não foram concluídas, mas já estão reservando a quantidade do produto no estoque.
Por exemplo, um pedido de venda que ainda não foi faturado: o produto já está vinculado ao pedido, mas ainda não saiu efetivamente do estoque. Por isso, sua quantidade fica reservada, vinculada a essa movimentação não confirmada. Para visualizar as movimentações não confirmadas de um produto, siga os passos abaixo:
Acesse o menu Estoque > Produtos.
Localize o produto desejado e clique em Visualizar.
Vá na aba "Movimentações não confirmadas"
Localize a sua movimentação pelo número da NF-e ou pedido de venda em aberto.