O que você vai aprender neste artigo?
Visão geral da validação do sistema
Fluxo e identificação da reserva de estoque
Passo a passo de resolução
Considerações finais
1. Visão geral da validação
Ao tentar usar a opção “Retirar do Estoque” dentro da NF-e de Terceiros, o sistema exige que o produto tenha quantidade disponível no estoque. Se não houver, será exibida a mensagem indicando que não é possível realizar a operação porque o item não tem estoque suficiente.
Essa opção fica no Menu Fiscal > Notas Fiscais > NF-e de Terceiros. Na NF-e, seta ao lado de DANFE > Retirar do Estoque.
2. Identificando a reserva de estoque
2.1 Origem da reserva
O sistema mantém reservas de estoque quando há pedidos de venda ou NF-e que ainda não foram totalmente processados ou confirmados. Essa reserva impede que a quantidade seja considerada disponível.
2.2 Verificando a origem
Para descobrir o que está bloqueando o produto, acesse:
Menu Estoque > Produtos
Clique em Visualizar no produto em questão.
Vá até a aba Movimentações não confirmadas para identificar o pedido de venda ou NF‑e que está reservando a quantidade.
3. Passo a passo de resolução
Para solucionar, você tem algumas opções: excluir o pedido que está reservando estoque, retirar o produto de dentro desse pedido ou voltar esse pedido para orçamento (assim as informações são mantidas e o orçamento não reserva o seu estoque). Segue o caminho:
Acesse o menu Negócios > Pedidos de venda
Localize o pedido em questão pelo filtro
A primeira opção é voltar o pedido para orçamento, para isso clique na seta ao lado do pedido > Voltar a ser orçamento:
A segunda opção é apagar o pedido inteiro, para isso, clique na seta ao lado do pedido > Excluir.
A terceira opção é somente retirar o produto de dentro do pedido, clicando na seta ao lado do pedido > Alterar. Dentro do pedido, na aba Produtos, clique na seta ao lado do item em questão > Apagar:
4. Considerações finais
Esse processo evita bloqueios indevidos de estoque e garante que operações fiscais como retirada de itens via NF‑e de Terceiros ocorram sem erros. A identificação clara das reservas permite uma resolução rápida e evita impactos na rotina de atendimento. Caso a NF-e que tenha consumido a quantidade do produto já esteja transmitida, é preciso verificar com a sua contabilidade como proceder nesse caso.
Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!