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Rejeição 297: Assinatura difere do calculado. O que fazer?
Rejeição 297: Assinatura difere do calculado. O que fazer?
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Escrito por Suporte da Mainô
Atualizado há mais de uma semana

Você transmitiu uma NF-e e recebeu a seguinte mensagem: "Rejeição: Assinatura difere do calculado." Não se desespere, a solução para esse problema costuma ser muito simples.

Assinatura digital é uma forma de garantir que um arquivo foi transferido de forma íntegra, ou seja, sem perda de dados através da internet. Para isso, as aplicações que utilizam assinatura digital geram um código, chamado código hash, para o arquivo. Esse código hash é inserido dentro do próprio arquivo antes do mesmo ser transmitido. Assim, a aplicação de destino pode garantir a integridade do arquivo gerando o código hash da mesma forma que a aplicação de origem, e comparando o código gerado com o transmitido na mensagem.
Dessa forma, quando a Receita retorna um erro informando que a assinatura difere do calculado, ela quer dizer que o código hash gerado por ela não é idêntico ao código hash enviado no arquivo XML.

E como faço para resolver?

Para resolver esse problema verifique se em sua nota fiscal existem textos com acentuação ou caracteres especiais. Toda vez que esses caracteres são escritos a conversão é feita automaticamente, entretanto alguns usuário "copiam e colam" textos de outras fontes como Word ou sites de internet, trazendo junto tais caracteres especiais. Geralmente eles se encontram nos seguintes campos:

  • Informações complementares na nota fiscal;

  • Descrição de produtos;

  • Endereço do cliente.

Exemplo:

  1. Complemento do endereço: Bloco nº 2 (Trocar Bloco no 2).

  2. Informações Complementares: Declaração de Importação 12/123233-4 (Trocar por Declaracao de Importacao 12/123233-4).

Depois de corrigido, basta finalizar a sua nota fiscal e tentar fazer a transmissão novamente.

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