O que você vai aprender neste artigo?
O que é a rejeição 225: Falha no Schema XML do lote da NF-e e como resolvê-la.
O que é rejeição 225: Falha no Schema XML do lote da NF-e?
A rejeição 225 falha no Schema XML do lote da NF-e acontece quando a SEFAZ não aceita o arquivo da NF-e devido a campos preenchidos incorretamente. É uma situação comum e pode ocorrer por diversos motivos, como:
Ausência de preenchimento do Indicativo de Intermediador, CNPJ ou Identificador do Intermediador;
Espaços entre as TAGs do XML;
Quebras de linha no arquivo no XML;
Caracteres especiais (como &#@*!% ;);
Nomes de TAGs do XML incorretos;
Versão do XML diferente da esperada pelo Web Service.
Como resolver essa rejeição?
Essa rejeição pode ocorrer por vários motivos e, por isso, implementamos uma funcionalidade no sistema para validar o seu XML antes de transmitir a NF-e. Dessa forma, caso haja algum preenchimento incorreto, será possível ajustar a informação para garantir que sua NF-e seja aceita pela SEFAZ.
Para realizar a validação da sua NF-e no sistema Mainô, siga os passos abaixo:
Acesse o menu Fiscal > Notas Fiscais > NF-e emitidas.
Caso a NF-e esteja rejeitada, clique em Finalizar.
Clique na seta ao lado de Transmitir > Validar XML.
O sistema realizará a validação do XML que vai mostrar exatamente onde está o erro de formatação da XML. Após verificar o erro, você consegue ajustar o campo na sua nota fiscal e transmitir novamente.
Às vezes, essa rejeição também pode acontecer por conta de caracteres especiais. Nesse caso, é necessário entrar na nota e verificar se não há campos preenchidos com caracteres especiais (&#@ * ! % ; ). Caso existam, corrija, salve a nota e faça a transmissão novamente.
Pronto! A correção foi realizada e a sua nota foi transmitida para a SEFAZ.