Percentual de crédito de ICMS

Saiba como configurar o sistema para calcular o percentual de crédito de ICMS nas suas NF-es.

Lucas Torres avatar
Escrito por Lucas Torres
Atualizado há mais de uma semana

Toda vez que uma empresa ou industria faz a compra de um material para a venda ou para produzir os seus produtos, e a saída desse material é tributada pode se utilizar o crédito de ICMS destacado na entrada para abater esse imposto na saída, no artigo de hoje vou mostrar como deixar o seu sistema parametrizado para esse valor ser destacado de forma automática nas notas de saídas.

A alíquota do Simples Nacional, como o próprio nome diz, é uma alíquota simplificada. Entretanto, dentro da alíquota que você paga, existe um % de cada tributo, inclusive do ICMS. Por isso a receita solicita que na NF-e seja informada qual o % de aproveitamento de ICMS.

Essa informação é importante para que o destinatário das NF-es emitidas por você possa se aproveitar do crédito de ICMS caso ele não seja do Simples Nacional.

O primeiro passo seria cadastrar o seu percentual de crédito de ICMS, para isso basta ir no menu Usuário > Cadastro da empresa e selecionar o regime tributário Simples Nacional.

Após selecionar o regime tributário é necessário marcar o campo contribuinte de ICMS para que o sistema libere o campo para preenchimento do percentual.

A informação de crédito de ICMS aparece nas informações complementares da sua Danfe, por isso é necessário parametrizar as informações complementares para que esse percentual seja inserido no documento, caso queira saber mais detalhes sobre essa parametrização basta acessar o artigo: Como parametrizar informações complementares?

Nas informações complementares basta selecionar a opção valor de aproveitamento ICMS, desta forma o sistema vai calcular essa informação de forma automática na sua nota, de acordo com o % informado no cadastro da empresa.

Atenção: O seu cliente precisa ser Contribuinte de ICMS para que o cálculo do % de aproveitamento seja feito, essa informação é inserida no cadastro do mesmo no menu CRM>Empresas e Pessoas. Por padrão o sistema levará o "CSOSN 101 - Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito" nessas operações.

Espero ter ajudado e até a próxima!

Respondeu à sua pergunta?