Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesFiscalParametrizações / Configurações fiscais
Como parametrizar informações complementares?
Como parametrizar informações complementares?

Saiba como parametrizar e utilizar as informações complementares na sua NF-e

Suporte da Mainô avatar
Escrito por Suporte da Mainô
Atualizado há mais de 3 anos

As Informações Complementares são uma continuação da descrição do produto ou de informações importantes da nota, visto que o campo descrição tem um limite de 120 caracteres no layout de NF-e definido pela receita.

Com a rotina do fluxo comercial, é comum ter que repetir dados importantes dos seus processos e fazer com que eles apareçam na nota fiscal. Para automatizar esse processo e agilizar a sua operação, a Mainô disponibiliza uma opção em que é possível - deixar essas informações pré-cadastradas. Você pode utilizar o campo de informações complementares para inserir dados importantes na sua Nota Fiscal como, por exemplo, um benefício fiscal ou o número do pedido de venda.

Para criar o cadastro padrão, basta ir ao menu Fiscal > Informações Complementares e clicar no botão CADASTRAR.

Na tela do cadastro das Informações complementares, é possível inserir variáveis (placeholders) para puxarem as informações da NF-e no momento da digitação, evitando alterações manuais.

Preencha o código, que pode ser numérico ou um nome para referência.

Preencha o texto da informação complementar, inserindo as variáveis de sua preferência.

Variáveis que podem ser inseridas no texto:

  • Pedido: número do pedido de venda

  • Nota fiscal: número da nota fiscal

  • Alíquota de aproveitamento de ICMS: Porcentagem de crédito de ICMS que o sistema vai calcular sobre o faturamento de empresas do Simples Nacional.

  • Base de cálculo ICMS: A base de cálculo do ICMS é o montante da operação, incluindo o frete e despesas acessórias cobradas do adquirente/consumidor.

  • Valor de aproveitamento ICMS: Valor em reais do crédito de ICMS aproveitado na operação de empresas do Simples Nacional.

  • Valor dos produtos: valor total dos produtos adicionados à nota.

  • Valor da nota fiscal: valor total da nota, incluindo impostos.

  • Valor do ICMS: Valor em reais do ICMS total da nota.

  • Câmbio: valor do câmbio dos produtos na Declaração de Importação.

Depois, clique em “Salvar”. Pronto! As suas informações complementares já estão pré-configuradas e você poderá alterá-las ou apagá-las clicando na seta ao lado do botão Visualizar.

Utilizando as informações complementares:

Você pode selecionar suas Informações Complementares em várias partes do sistema:

  • Durante a criação de um Orçamento ou Pedido de venda, você pode selecionar uma informação complementar criada nos campos de Informações complementares, Informações ao Fisco ou Observações.

OBS: Os campos de Informações Complementares e Informações ao Fisco são campos que aparecem na nota fiscal. O campo de Observações só aparece no PDF do Pedido/Orçamento de venda.

  • No menu Fiscal > NF-es emitidas > Nova NF-e (de qualquer tipo), na parte de criação/alteração da NF-e em “Outras Informações Adicionais”.

  • Durante a criação de uma Fatura Proforma ou Fatura Comercial - Fluxo de Exportação, você pode selecionar uma informação complementar criada nos campos de Informações complementares, Informações ao Fisco ou Observações.

OBS: Os campos de Informações Complementares e Informações ao Fisco são campos que aparecem na nota fiscal. O campo de Observações só aparece no PDF da Proforma/Invoce - Exportação.

  • Durante a criação de uma nota de entrada de importação por uma DI.

Agora basta selecionar a informação desejada que o sistema vai puxar todas as informações de acordo com a sua pré-configuração.

Gostou do artigo? Não deixe de avaliar abaixo. :-)

Respondeu à sua pergunta?