As Informações Complementares são uma continuação da descrição do produto ou de informações importantes da nota, visto que o campo descrição tem um limite de 120 caracteres no layout de NF-e definido pela receita.
Com a rotina do fluxo comercial, é comum ter que repetir dados importantes dos seus processos e fazer com que eles apareçam na nota fiscal. Para automatizar esse processo e agilizar a sua operação, a Mainô disponibiliza uma opção em que é possível - deixar essas informações pré-cadastradas. Você pode utilizar o campo de informações complementares para inserir dados importantes na sua Nota Fiscal como, por exemplo, um benefício fiscal ou o número do pedido de venda.
Para criar o cadastro padrão, basta ir ao menu Fiscal > Informações Complementares e clicar no botão CADASTRAR.
Na tela do cadastro das Informações complementares, é possível inserir variáveis (placeholders) para puxarem as informações da NF-e no momento da digitação, evitando alterações manuais.
Preencha o código, que pode ser numérico ou um nome para referência.
Preencha o texto da informação complementar, inserindo as variáveis de sua preferência.
Variáveis que podem ser inseridas no texto:
Pedido: número do pedido de venda
Nota fiscal: número da nota fiscal
Alíquota de aproveitamento de ICMS: Porcentagem de crédito de ICMS que o sistema vai calcular sobre o faturamento de empresas do Simples Nacional.
Base de cálculo ICMS: A base de cálculo do ICMS é o montante da operação, incluindo o frete e despesas acessórias cobradas do adquirente/consumidor.
Valor de aproveitamento ICMS: Valor em reais do crédito de ICMS aproveitado na operação de empresas do Simples Nacional.
Valor dos produtos: valor total dos produtos adicionados à nota.
Valor da nota fiscal: valor total da nota, incluindo impostos.
Valor do ICMS: Valor em reais do ICMS total da nota.
Câmbio: valor do câmbio dos produtos na Declaração de Importação.
Depois, clique em “Salvar”. Pronto! As suas informações complementares já estão pré-configuradas e você poderá alterá-las ou apagá-las clicando na seta ao lado do botão Visualizar.
Utilizando as informações complementares:
Você pode selecionar suas Informações Complementares em várias partes do sistema:
Durante a criação de um Orçamento ou Pedido de venda, você pode selecionar uma informação complementar criada nos campos de Informações complementares, Informações ao Fisco ou Observações.
OBS: Os campos de Informações Complementares e Informações ao Fisco são campos que aparecem na nota fiscal. O campo de Observações só aparece no PDF do Pedido/Orçamento de venda.
No menu Fiscal > NF-es emitidas > Nova NF-e (de qualquer tipo), na parte de criação/alteração da NF-e em “Outras Informações Adicionais”.
Durante a criação de uma Fatura Proforma ou Fatura Comercial - Fluxo de Exportação, você pode selecionar uma informação complementar criada nos campos de Informações complementares, Informações ao Fisco ou Observações.
OBS: Os campos de Informações Complementares e Informações ao Fisco são campos que aparecem na nota fiscal. O campo de Observações só aparece no PDF da Proforma/Invoce - Exportação.
Durante a criação de uma nota de entrada de importação por uma DI.
Agora basta selecionar a informação desejada que o sistema vai puxar todas as informações de acordo com a sua pré-configuração.
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