Todas as coleções
Fiscal
F.A.Q (Perguntas Frequentes)
Como fazer parametrização em massa de produtos em uma NF-e?
Como fazer parametrização em massa de produtos em uma NF-e?

Saiba como otimizar seu tempo com a parametrização em massa.

Lucas Torres avatar
Escrito por Lucas Torres
Atualizado há mais de uma semana

Em alguns casos precisamos emitir uma nota fiscal onde a tributação dos produtos é diferente da padrão e, por ser uma situação que não se repete com frequência, nem sempre é necessário criar uma parametrização específica. Porém, em algumas situações é

necessário que essas parametrizações sejam feitas em mais de um produto ao mesmo tempo.

É aí que entra a funcionalidade de parametrização em massa!

Como funciona?

A funcionalidade de parametrizar nota fiscal serve para fazer qualquer alteração nas tributações dos produtos, desde alterar a origem do produto (nacional, importado, importado na lista CAMEX, etc), e até alterar o CFOP, com exceção do valor da Base de Cálculo dos mesmos.

A parametrização é feita depois que a nota é gerada. Para isso, vá no menu Fiscal > NF-es emitidas, localize a sua nota, clique em seta ao lado de Transmitir > Reabrir. Em seguida, clique na seta ao lado de Finalizar > Produtos.

Se a sua nota tem muitos produtos, você pode aumentar o registro por página, assim o sistema vai conseguir trazer uma listagem maior de produtos para você selecionar. No filtro, selecione a opção registro por página e escolha a quantidade de produtos que você quer que apareça para você parametrizar.

Na tela dos produtos, selecione quais deles devem ser alterados, selecione os produtos e clique em Parametrizar Nota Fiscal, como no exemplo abaixo.

Na tela de edição dos parâmetros dos produtos, você pode fazer quaisquer alterações necessárias.

Após colocar as informações é só clicar em Aplicar e voltar para a tela de notas fiscais.


Para conferir a NF-e, clique em finalizar e depois em seta ao lado de Transmitir > Prévia DANFE, estando de acordo, pode transmiti-la. Em caso de dúvida, fale com seu contador.

Observação: A parametrização de MVA precisa ser feita individualmente em cada produto, caso não tenha sido parametrizado por NCM.


Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!


Respondeu à sua pergunta?