Em alguns casos precisamos emitir uma nota fiscal onde a tributação dos produtos é diferente da padrão e, por ser uma situação que não se repete com frequência nem sempre é necessário criar uma parametrização específica. E em alguns casos é necessário que essas parametrizações sejam feitas em mais de um produto ao mesmo tempo.

A funcionalidade de parametrizar nota fiscal serve para fazer qualquer alteração nas tributações dos produtos, desde alterar a origem do produto (nacional, importado, importado na lista CAMEX, etc), até alterar o CFOP, com exceção do valor da Base de Cálculo dos mesmos.

A parametrização é feita depois que a nota é gerada. Para isso, vá no menu Fiscal >NF-es emitidas, localize a sua nota, clique em seta ao lado de Transmitir>Reabrir. Em seguida, clica em seta ao lado de Finalizar>Produtos.

Se a sua nota tem muitos produtos, você pode aumentar o registro por página, assim o sistema vai conseguir trazer uma listagem maior de produtos para você selecionar. No filtro, selecione a opção registro por página e escolha a quantidade de produtos que você quer que apareça para você parametrizar.

Na tela dos produtos, selecione quais deles devem ser alterados, selecione os produtos e clique em Parametrizar Nota Fiscal.

Na tela de edição dos parâmetros dos produtos, você pode fazer quaisquer alterações necessárias.

Após colocar as informações é só clicar em Aplicar e voltar para a tela de notas fiscais.


Para conferir a NF-e, clique em finalizar e depois em seta ao lado de Transmitir>Prévia DANFE, estando de acordo, pode transmiti-la. Em caso de dúvida, fale com seu contador.

OBS: A parametrização de MVA precisa ser feita individualmente em cada produto, caso não tenha sido parametrizado por NCM.

Outros links úteis:

👉 Como Emitir Nota Fiscal de Armazenagem – CFOP 5905

👉 Boas práticas para armazenagem e controle de estoque

👉 NCM : conheça a classificação fiscal de Mercadorias e a importância para sua empresa



Encontrou sua resposta?