A operação por conta e ordem (também conhecida como operação triangular), ocorre quando a importação é destinada para uma terceira pessoa, é muito utilizado pelas Traders. A remessa por conta e ordem só se aplica na importação, para realizar pelo sistema siga o seguinte caminho:
Menu Fiscal > NF-es emitidas > Nova NF-e > NF-e de Remessa por Conta e Ordem.
Em seguida, selecione a respectiva NF-e de entrada, o destinatário (caso não esteja previamente cadastrado, realize o cadastro no menu CRM>Empresas e Pessoas)
A alíquota de ICMS o sistema já puxa por padrão, de acordo com a NF-e de entrada. E o campo de Acréscimo ao produto serve para colocar um custo adicional, se desejar. Esse valor vai compor o valor total dos produtos na nota. Ao finalizar o preenchimento clique em Criar NF-e.
A NF-e será gerada e em seguida preencha as demais informações referentes à NF-e, feito isso clique em Salvar.
Prontinho sua NF-e estará gerada, caso deseje pode ir na seta ao lado de “Transmitir” e verificar a “Prévia DANFE”, estando tudo correto é só ir em “Transmitir” ou se deseja alterar algo, clique na seta ao lado de “Transmitir” > Reabrir > Seta ao lado > Alterar.
Configurações relacionadas a NF-e de Remessa por conta e ordem
Antes de realizar a emissão da sua NF-e recomendamos que sejam pré-estabelecidas as configurações referentes à geração da mesma, para isso vá ao menu Usuário > na aba Fiscal > Em Conta e Ordem.
Você pode verificar como é realizado o cálculo e selecionar a Situação Tributária do PIS E COFINS tanto na entrada quanto na Remessa. Assim como selecionar o cálculo que será utilizado, podendo ser com IPI majorado ou com o valor igual ao da entrada. Com as configurações definidas, você pode gerar a sua NF-e.
Caso suas dúvidas persistam, acione nossa equipe de suporte pelo chat dentro do próprio sistema Mainô ou pelo e-mail suporte@maino.com.br. Temos uma equipe preparada para te atender!